23 DE OUTUBRO - DIA DO AVIADOR

24/10/2008
Em 23 de Outubro de 1906, talvez o mais ilustre de todos os brasileiros encerrou sua participação no Torneio Aéreo do Campo de Bagatelle - Paris, recebendo troféu pela sua Vitória diante de uma multidão que embasbacada, que assistiu ao 14 Bis voar por trezentos metros , no primeiro vôo autônomo executado por um avião.Além do avião , Santos Dumont foi o inventor do relógio de pulso , o qual desenhou e mandou executar por Cartier seu amigo pessoal e admirador.

Sua notoriedade em Paris era tamanha que uma vez foi obrigado a apagar um incêndio no motor do Demoiselle e o fez com seu chapéu, que se desestruturou pelo calor. Alberto saltou do avião e foi se refrescar em um bar de Paris sem perceber que seu chapéu tinha as abas caídas. No dia seguinte toda Paris usava o mesmo chapéu ( tipo Indiana Jones) tentando imitar Santos Dumont.

Não fez patente de seus inventos pois acreditava que deveria ser de Patrimônio da Humanidade e não de poucos, acreditando que suas criações ajudariam aos povos a se comunicarem melhor.

Poucos sabem mas as Cataratas do Iguaçu são hoje um parque Nacional graças a Santos Dumont , que uma vez visitando um amigo seu, proprietário das terras , não descansou até convencê-lo de doá-las à posteridade, dizendo : "Nenhum homem pode ser proprietário de algo tão grandioso. Apenas a humanidade tem esse direito"

Também foi ele que em 1932 diante da Revolução se posicionou por um Brasil unido. Infelizmente, vendo irmãos agredindo-se (sulistas e paulistas) e, utilizando-se de seu invento como arma de poder e destruição, suicidou-se.

Sua família também foi fundamental para a tecnologia e avanço deste país.
Seu tio Henrique importou o primeiro automóvel do Brasil e fundou a indústria de Aços Villares para o desenvolvimento de ligas metálicas, fundamental para lastrear a indústria de base do Brasil.

Em suma, o dia do Aviador é muito mais que uma homenagem aqueles que voam de avião, mas sim a todos os que voam e fazem voar.


Autor: Fly Company