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Campo Grande, 16 de Abril de 2024
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Piloto Privado - Avião - Teórico (PPAT 001) Presencial - Princípios do Voo - PP

1 - As aeronaves são classificadas em dois grupos distintos:

A - aeródinos e giroplanos
B - aeróstatos e giroplanos
C - aeróstatos e aeródinos
D - giroplanos e convertiplanos


2 - O ângulo de diedro é formado pelo eixo:

A - lateral e o plano das asas
B - lateral e o bordo de ataque
C - longitudinal e o plano das asas
D - longitudinal e o bordo de ataque


3 - Para o avião atingir a velocidade final:

A - o motor está acelerado
B - o ângulo de ataque deve ser maior que zero
C - o seu peso será maior que o arrasto
D - a sustentação deve ser nula


4 - Uma aeronave de asa com perfil assimétrico, não estando no ângulo crítico, aumentando-se o ângulo de ataque, a resultante aerodinâmica será:

A - menor
B - maior
C - a mesma
D - negativa


5 - Aumentando a altitude, o avião passa a ter maior velocidade de planeio em relação ao solo, e também:

A - maior ângulo de planeio
B - mesmo ângulo de planeio
C - mesma razão de descida
D - nenhuma delas


6 - A guinada adversa pode ser evitada através de:

A - aleirons diferencias
B - aleirons tipo frise
C - uso do leme de direção pelo piloto
D - todas as acima


7 - Nome da força causada por um aerofólio ( asa ), resultante da diferença de pressões entre o seu intradorso e extradorso:

A - sucção
B - sustentação
C - arrasto
D - resultante aerodinâmica


8 - Considerando-se a forma de um avião o mais aerodinâmico possível,se alterarmos o ângulo de ataque em seis graus para cima a resistência parasita:

A - aumenta
B - não se altera
C - diminui
D - impossível determinar


9 - A velocidade de estol aerodinâmica será tanto menor quanto:

A - maior for o peso
B - maior for o valor do CL
C - menor for a densidade
D - a velocidade de estol não varia


10 - No voo horizontal durante uma rajada

A - o ângulo de ataque não se altera
B - o ângulo de ataque ficará menor
C - o ângulo de ataque ficará maior
D - a sustentação será menor


11 - À medida que a aeronave ganha velocidade na decolagem o vento relativo incidente no aerofólio da pá:

A - inclina-se mais
B - mantem a inclinação
C - inverte o sentido
D - aumenta o ângulo de ataque


12 - Um avião que sobe em ângulo 30º, o vento relativo:

A - é horizontal
B - desce em ângulo de 60º
C - sobe em ângulo de 30º
D - desce em ângulo de 30º


13 - Em um perfil assimétrico, se aumentarmos o ângulo de ataque até o ângulo de estol, o que acontecerá com o CP:

A - permanecerá no mesmo ponto
B - se deslocará para trás
C - se deslocará para frente
D - impossível determinar


14 - Durante uma cabrada, o fator carga será:

A - negativo
B - menor que 1
C - maior que 1
D - igual a zero


15 - O CL depende somente de:

A - Ângulo de ataque
B - Curvatura do perfil
C - Formato do aerofólio
D - todas acima


16 - O CL torna-se zero quando a asa atinge:

A - o ângul ode estol
B - o ângulo crítico
C - o ângulo de sustentação nula
D - o ângulo de ataque nulo


17 - A razão entre o cubo da envergadura e a área da asa é definida como:

A - solidez parcial
B - razão de rotação
C - alongamento
D - plano de rotação


18 - Ângulo formado entre a corda e uma linha longitudinal do avião denomina-se:

A - Ataque
B - Incidência
C - ótimo
D - Máximo


19 - Em maiores altitudes o raio limite de uma curva:

A - permanece o mesmo
B - diminui
C - torna-se zero
D - aumenta


20 - O tipo de flape que permite o vôo com a menor velocidade de estol possível é o flape:

A - comum
B - fowler
C - ventral
D - de mergulho


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