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Campo Grande, 13 de Junho de 2025
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Piloto Privado - Avião - Teórico (PPAT 001) Presencial - Princípios do Voo - PP

1 - Considerando o diedro positivo, ao estolar numa curva de grande inclinação para a esquerda, o avião entrará em parafuso girando para a:

A - Direita.
B - Esquerda.
C - Qualquer dos lados
D - Não entrará em parafuso


2 - Assinalar a afirmativa errada:

A - A estabilidade longitudinal é mais importante do que a estabilidade lateral.
B - Um avião de asa alta deve obrigatoriamente ter diedro positivo.
C - O efeito de quilha produz estabilidade lateral e direcional.
D - Um avião com diedro e enflechamento positivo podem ter estabilidade lateral.


3 - Referindo-se a gases, se aumentarmos a pressão de um gás:

A - a temperatura diminui e a densidade aumenta
B - a temperatura aumenta e a densidade aumenta
C - a temperatura diminui e a densidade permanece constante
D - a temperatura permanece constante e a densidade aumenta


4 - Referindo-se a gases, se aumentarmos a temperatura de um gás:

A - a pressão diminui e a densidade diminuirá
B - a pressão aumenta e a densidade aumenta
C - a pressão aumenta e a densidade diminuirá
D - a pressão e a densidade permanecem constantes


5 - Um avião que sobe em ângulo 30º, o vento relativo:

A - é horizontal
B - desce em ângulo de 60º
C - sobe em ângulo de 30º
D - desce em ângulo de 30º


6 - Numa curva de inclinação de 60 graus qual será o fator carga:

A - 1G;
B - 1,06G
C - 1,3G
D - 2G


7 - Ao se entrar em área de forte turbulência, voando a velocidades indicadas muito baixas, próximas ao estol, poderá ocorrer um/uma:

A - brusco aumento da sustentação
B - rápido aumento da velocidade indicada
C - violenta vibração da ACFT, sem o perigo de estol.
D - descontrolada entrada em estol por aumento súbito do ângulo de ataque


8 - Para o avião atingir a velocidade final:

A - o motor está acelerado
B - o ângulo de ataque deve ser maior que zero
C - o seu peso será maior que o arrasto
D - a sustentação deve ser nula


9 - Qual a Lei dos Gases é que inversamente proporcional?

A - Charles
B - Boyle
C - Gay
D - Newton


10 - A densidade do ar vária proporcionalmente, em relação à pressão e a temperatura atmosférica, respectivamente, de maneira:

A - direta e direta
B - inversa e direta
C - direta e inversa
D - inversa e inversa


11 - O movimento do avião em torno de seu eixo transversal chama-se

A - rolamento
B - bancagem
C - inclinação
D - tangagem


12 - A parte frontal da asa recebe o nome de:

A - bordo de ataque
B - bordo de fuga
C - parte ventral
D - parte dorsal


13 - Qual a diferença entre passo teórico e passo efetivo?

A - passo geométrico
B - avanço
C - recuo
D - passo completo


14 - Uma aeronave de asa com perfil assimétrico, não estando no ângulo crítico, aumentando-se o ângulo de ataque, a resultante aerodinâmica será:

A - menor
B - maior
C - a mesma
D - negativa


15 - O parafuso chato inicia-se:

A - sempre acidentalmente
B - quando comandado pelo piloto
C - acidentalmente ou comandado pelo piloto
D - nenhum dos casos acima


16 - Ângulo de ataque é aquele que é formado entre:

A - o vento relativo e o eixo longitudinal do avião
B - o vento relativo e a corda da asa
C - o eixo longitudinal e a linha de curvatura média
D - o eixo longitudinal e a linha de curvatura baixa


17 - Assinalar a resposta errada:

A - Centro de Pressão é o ponto de aplicação da resultante aerodinâmica.
B - Resultante aerodinâmica é a força resultante de todas as forças aerodinâmicas que agem numa asa.
C - Numa asa atuam a resultante aerodinâmica, a sustentação e o arrasto.
D - Sustentação é o componente da resultante aerodinâmica perpendicular à direção do vento relativo.


18 - Qual a razão máxima de subida no teto de serviço:

A - 120ft/min
B - 100 ft/min
C - 140 ft/min
D - 150 ft/min


19 - O passo teórico de uma hélice é:

A - A distância que ela avança em cada volta.
B - A distância teórica que deveria avançar em cada volta.
C - O ângulo de torção das pás.
D - A diferença entre as distâncias teórica e real percorridas em cada volta.


20 - Em uma operação de decolagem, inicialmente será observado que o / a:

A - recuo da hélice será Máximo
B - aceleração será menor
C - atrito do solo será maior
D - potencia será mínima


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