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Campo Grande, 07 de Dezembro de 2025
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Piloto Privado - Avião - Teórico (PPAT 001) Presencial - Princípios do Voo - PP

1 - O alongamento é a razão entre:

A - envergadura e CMA
B - CMA e CMG
C - CMG e envergadura
D - envergadura e CMG


2 - Para controlar avião, o piloto se baseia principalmente em:

A - ângulo de ataque
B - velocidade
C - temperatura do óleo
D - posição ou atitude do avião no ar


3 - Assinalar a afirmativa errada:

A - A temperatura de um fluido é variável.
B - A massa de um corpo é invariável.
C - O peso de um corpo é invariável.
D - O volume ocupado por um gás é variável.


4 - Duas aeronaves iguais, com mesma altitude, com pesos diferentes iniciam um voo planado, com mesmo ângulo de planeio. A mais pesada terá, em relação à outra, distância e velocidade vertical, respectivamente:

A - igual / menor
B - maior / igual
C - igual / maior
D - menor / igual


5 - O deslocamento de ar em torno de uma asa produz uma força que empurra a asa para:

A - cima
B - trás
C - cima e para frente
D - trás e para cima


6 - Uma aeronave de asa com perfil assimétrico, não estando no ângulo crítico, aumentando-se o ângulo de ataque, a resultante aerodinâmica será:

A - menor
B - maior
C - a mesma
D - negativa


7 - Uma aeronave decolando de um aeródromo, ao nível do mar, ao nível do mar, utiliza um determinado comprimento de RWY. Se por acaso, houver um aumento de temperatura, o/a:

A - IAS de decolagem diminui
B - TAS de decolagem diminui
C - ângulo de subida aumenta
D - corrida de decolagem aumenta


8 - O tipo de flape que permite o vôo com a menor velocidade de estol possível é o flape:

A - comum
B - fowler
C - ventral
D - de mergulho


9 - A velocidade de estol aerodinâmica será tanto menor quanto:

A - maior for o peso
B - maior for o valor do CL
C - menor for a densidade
D - a velocidade de estol não varia


10 - Se a linha de pressão estática estiver entupida, o instrumento que deixará de funcionar corretamente será:

A - o altímetro
B - o velocímetro
C - altímetro e velocímetro
D - nenhuma


11 - Em uma operação de decolagem, inicialmente será observado que o / a:

A - recuo da hélice será Máximo
B - aceleração será menor
C - atrito do solo será maior
D - potencia será mínima


12 - Em uma aeronave, sendo L= sustentação; W= peso; T= tração e D= arrasto, com movimento retilíneo e velocidade constante tem-se:

A - L= W e T= D
B - L=W e T>D
C - L
D - L< W e T> D


13 - O valor resultante das forças que atuam em uma aeronave em vôo reto e nivelado, com velocidade constante, pode ser expresso por

A - 2
B - 1
D - 4


14 - Do que depende a resistência parasita?

A - densidade e sustentação;
B - densidade, Área Plana Equivalente e Cd;
C - Cd, Área Plana Equivalente, Densidade e Velocidade;
D - densidade, Área Plana Equivalente, Angulo de Ataque e Velocidade;


15 - Assinale das alternativa abaixo, a incorreta:

A - A potência necessária para deslocar uma asa é igual ao coeficiente de arrasto multiplicado pela metade da densidade, multiplicado pela área da asa e multiplicado pelo cubo da velocidade.
B - A potência necessária para deslocar uma asa é igual ao seu arrasto multiplicado pela velocidade.
C - A potência necessária para deslocar uma asa é igual a sua tração multiplicado pela velocidade.
D - A razão entre a envergadura e a corda é definida como área da asa.


16 - Quando usamos os flap, estamos alterando:

A - a linha de curvatura média
B - o ângulo de incidência
C - O ângulo de ataque
D - Todas as acima


17 - Segundo a geometria do avião, aerofólios são:

A - as superfícies que produzem pequena resistência ao avanço
B - são aquelas que produzem força útil ao voo
C - são as coberturas de partes como motor, cabine de carga, etc.
D - para dar maior harmonia as formas do avião


18 - A potência necessária para deslocar um avião aumenta com a redução de:

A - Carga alar.
B - Peso.
C - Altitude.
D - Densidade.


19 - O movimento do avião em torno de seu eixo transversal chama-se

A - rolamento
B - bancagem
C - inclinação
D - tangagem


20 - Ângulo de ataque é aquele que é formado entre:

A - o vento relativo e o eixo longitudinal do avião
B - o vento relativo e a corda da asa
C - o eixo longitudinal e a linha de curvatura média
D - o eixo longitudinal e a linha de curvatura baixa


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