Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 27 de Abril de 2025
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Piloto Privado - Avião - Teórico (PPAT 001) Presencial - Princípios do Voo - PP

1 - A menor velocidade em que um piloto consegue manter-se em velocidade constante é a velocidade:

A - de estol
B - mínima
C - indicada
D - velocidade aerodinâmica


2 - Assinale a alternativa que a velocidade de estol diminua em voo horizontal:

A - menor altitude e maior densidade
B - maior altitude e menor área da asa
C - maior área da asa e menor peso
D - maior CL e maior altitude


3 - Assinale a alternativa falsa em relação ao voo horizontal ao nível do mar e em altitude:

A - o arrasto será igual
B - a velocidade aerodinâmica é maior com a altitude
C - a velocidade indicada é diferente
D - no velocímetro a velocidade será igual


4 - A resultante aerodinâmica foi decomposta em duas forças. Quais são os nomes destas forças:

A - sustentação e peso
B - sustentação e arrasto
C - arrasto e peso
D - arrasto e potência


5 - O componente da resultante aerodinâmica paralela ao vento relativo denomina-se:

A - Peso
B - Tração
C - Arrasto
D - Sustentação


6 - Para controlar um avião, mantendo o voo com segurança, além de utilizar os comandos conforme necessário, o piloto baseia-se também em:

A - ângulo de incidência
B - velocidade
C - temperatura de óleo
D - pressão da cabine


7 - A eficiência da hélice será 100% somente quando:

A - potência efetiva for maior que a útil
B - a potência efetiva for igual a útil
C - a potência efetiva for menor que a útil
D - a potência tratora for nula


8 - O vento relativo, geralmente sopra sobre um corpo:

A - paralelo ao de movimento do corpo
B - perpendicular ao de movimento do corpo
C - contrário ao movimento do corpo
D - mesmo sentido e direção do movimento do corpo


9 - À medida que a aeronave ganha velocidade na decolagem o vento relativo incidente no aerofólio da pá:

A - inclina-se mais
B - mantem a inclinação
C - inverte o sentido
D - aumenta o ângulo de ataque


10 - A densidade do ar vária proporcionalmente, em relação à pressão e a temperatura atmosférica, respectivamente, de maneira:

A - direta e direta
B - inversa e direta
C - direta e inversa
D - inversa e inversa


11 - Uma aeronave de asa com perfil assimétrico, não estando no ângulo crítico, aumentando-se o ângulo de ataque, a resultante aerodinâmica será:

A - menor
B - maior
C - a mesma
D - negativa


12 - O ângulo formado entre o eixo longitudinal e a linha do horizonte:

A - atitude
B - âgudo
C - incidência
D - ataque


13 - Se a linha de pressão estática estiver entupida, os instrumentos que deixarão de funcionar perfeitamente serão:

A - o altímetro , o transponder e flap
B - o velocímetro, anemômetro e climb
C - altímetro, velocímetro e climb
D - estabilizadores, speed bracks e compensadores


14 - O método usado para determinar o arrasto parasita do avião consiste em:

A - calcular a área frontal e o coeficiente de arrasto
B - comparar a sua resistência ao avanço com a de uma placa perpendicular à direção do escoamento.
C - comparar a sua resistência ao avanço com a de uma superfície aerodinâmica
D - nenhuma acima


15 - Considerando-se a forma de um avião o mais aerodinâmico possível,se alterarmos o ângulo de ataque em seis graus para cima a resistência parasita:

A - aumenta
B - não se altera
C - diminui
D - impossível determinar


16 - No voo horizontal durante uma rajada

A - o ângulo de ataque não se altera
B - o ângulo de ataque ficará menor
C - o ângulo de ataque ficará maior
D - a sustentação será menor


17 - Os três eixos imaginários, cruzam-se em um ponto denominado:

A - CG
B - CP
C - CMA
D - STA


18 - Qual dos flapes abaixo possui maior eficiência:

A - simples
B - Fowler
C - ventral
D - fenda


19 - Na atmosfera, um corpo recebe pressão de todos os lados. A pressão atmosférica é uma pressão:

A - dinâmica
B - estática
C - de impacto
D - nenhuma delas


20 - A potencia necessária para deslocar uma aeronave, em vôo nivelado, diminui com o aumento do

A - peso
B - altitude
C - densidade
D - carga alar


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos