Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 07 de Dezembro de 2025
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Princípios do Voo- PC/PLA

1 - MAntendo-se a TAS constante,o número Mach diminuirá quando voa-se:

A - para uma região mais mais fria
B - para uma região mais quente
C - na troposfera
D - na tropopausa


2 - Uma aeronave mantendo o Mach constante,voando para uma zona de baixa temperatura,devera sofrer:

A - aumento do IAS
B - aumento de TAS
C - diminuição da TAS
D - aumento da velocidade do som


3 - O tipo de hélice que mantém bom desempenho em qualquer condição de voo é a hélice denominada,tecnicamente,de:

A - fixa
B - ajustável
C - comandável
D - automáticos


4 - Para uma aeronave se manter em voo horizontal é necessário uma velocidade tanto maior quanto menor for o(a):

A - peso
B - altitude
C - carga alar
D - área da asa


5 - Quanto maior o enflechamento das asas de uma aeronave:

A - menor será o Mach crítico
B - menor será o fluxo transversal
C - maior será o Mach crítico
D - maior as consequências de um fluxo misto


6 - O regime utilizado para voar até a alternativa,após uma arremetida no destino original,normalmente,é o:

A - long range
B - high speed
C - constan speed
D - maximum endurence


7 - Em um mergulho vertical,a velocidade final não depende do(a):

A - peso
B - arrasto
C - sustentação nula
D - potência nominal


8 - A carga unitária da asa é expressa em quilograma por:

A - metro cúbico
B - metro
C - centímetro quadrado
D - centímetro cúbico


9 - Duas das condições ideais para o pouso de uma acft são:

A - RWY em aclive e ar seco
B - RWY em declive e ar úmido
C - alta temperatura e vento de proa
D - baixa temperatura e vento de cauda


10 - Para ser homologada,a pista não pode apresentar gradientes superior a:

A - 1%
B - 2%
C - 5%
D - 10%


11 - O ângulo formado entre a trajetória ascendente do avião e a linha do horizonte,chama-se ângulo de:

A - R/S
B - subida
C - atitude
D - trajetória


12 - Mantendo a VI costante,a TAS:

A - diminuirá com a diminuição da altitude
B - aumentará com a diminuição da altitude
C - não irá variar com a altitude
D - só irá variar se a GS variar


13 - Ao ser colocado o comando do compensador na posição picado,ele estará em relação ao profundor:

A - para cima
B - para baixo
C - no mesmo plano
D - executando o mesmo movimento


14 - O efeito de fuselagem produz estabilidade:

A - direcionaql
B - lateral
C - longitudinal
D - lateral e direcional


15 - A onda de choque surge no extradorso na passagem do fluxo de:

A - supersônico para sônico
B - sunsônico para supersônico
C - sônico para supersônico
D - supersônico para subsônico


16 - Uma aeronave em voo horizontal,recebe repentinamente uma corrente ascendente.Neste caso,o:

A - ângulo de ataque aumenta
B - ângulo de ataque diminui
C - fator carga diminui lentamente
D - fator carga aumenta lentamente


17 - O peso é diretamente proporcional a(ao):

A - massa e densidade
B - aceleração da gravidade e a densidade
C - massa e aceleração da gravidade
D - densidade e trabalho


18 - Somando-se o peso básico operacional com a carga paga atual de um voo,tem-se o peso atual:

A - de pouso
B - de operação
C - de decolagem
D - zero combustível


19 - Em voo,a menor velocidade que pode ser mantida constante é a velocidade:

A - mínima
B - de estol
C - de menor alcance
D - de mínima autonomia


20 - Uma pista é balanceada quando:

A - a distância da aceleração e parada é igual à distância de decolagem
B - não possui clearway e(ou) stopway
C - ambas acima
D - comporta clearway e stopway


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos