Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 13 de Junho de 2025
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Princípios do Voo- PC/PLA

1 - Em uma aeronave a CMA inicia na STA 300,o CG está a 10% da CMA,e termin na STA 500.O limite máximo dianteiro do CG está na STA 330.Pode-se afirmar que esta aeronave:

A - terá menor consumo de combustível
B - sairá do solo antes de atingir a VR
C - apresentará margem acentuada de instabilidade sobre o eixo longitudinal
D - apresentará maior arrasto


2 - Qual o nome dado ao comprimento efetivo corrigido para efeitos de vento e gradiente da pista:

A - físico
B - real
C - retificado da pista
D - efetivo


3 - O parafuso é uma manobra:

A - comandada
B - acidental
C - comandada ou acidental
D - em que o CP ultrapassa o CG


4 - Quando o avião voa com ângulo de ataque crítico e CL máximo ocorrem as condições típicas da velocidade de:

A - estol
B - recuperação
C - mínimo alcance
D - máximo alcance


5 - Durante o pouso,uma aeronave foi levada a entrar em um estol,rente a RWY,efetuando o toque simultaneamente com o trem principal e a bequilha.Neste caso,o piloto empregou uma técnica de pouso,denominada:

A - toque leve
B - dois pontos
C - três pontos
D - estol de baixa


6 - Em uma acft que tenha no seu estabilizador horizontal sustentação negativa, o centro de pressão deverá obrigatoriamente estar?

A - sobre o centro da gravidade
B - a frente do centro de gravidade
C - atrás do centro de gravidade
D - não faz diferença, desde que esteja sobre CMA


7 - Considera-se uma acft que tenha a área lateral acima do CG,menor do que a abaixo deste.Em consequência do efeito de quilha,ao sofrer a influência de um vento lateral,tal acft apresentará estabilidade:

A - estável
B - dinâmica
C - instável
D - indiferente


8 - Se o ponto de maior curvatura do aerofólio estiver localizado no primeiro terço,a onda de choque aparecerá:

A - na ponta da asa
B - próximo ao bordo de fuga
C - próximo ao bordo de ataque
D - exatamente no bordo de fuga


9 - A velocidade do som é:

A - constante em qualquer nível de voo
B - invariável em relação à temperatura
C - inversamente proporcional ao nível de voo
D - diretamente proporcional ao ivel de voo


10 - A capacidade que o avião tem em fazer curvas será:

A - igual em qualquer altitude de voo
B - maior quanto menor for a altitude de voo
C - menor quanto menor for a altitude de voo
D - maior quanto maior for a altitude de voo


11 - A relação entre a carga total imposta às asas em voo e o peso bruto da aeronave chama-se de:

A - alonaento
B - fator de carga
C - carga rutura
D - carga alar


12 - Com relação a velocidade do som,pode-se dizer que a mesma é:

A - diretamente proporcional a temperatura do ar
B - inversamente proporcional a temperatura do ar
C - diretamente proporcional a compressibilidade do ar
D - inversamente proporcional a compressibilidade do ar


13 - Quando uma aeronave estiver com o CG atrás do limite máximo traseiro:

A - os comandos ficam pesados
B - haverá aumento no consumo de combustível
C - os comandos ficam mais leves
D - haverá dificuldade em manter a cauda baixa durante o pouso


14 - Os slots são dispositivos que possibilitam:

A - CL menores
B - ângulos de ataque menores
C - maiores velocidades de estol
D - pousos e decolagens com distância menores


15 - O aparecimento da onda de expansão acarreta ao voo:

A - perda de sustentação
B - deslocamento da camada limite
C - estol de alta velocidade
D - aumento da sustentação


16 - Vários fatores contribuem para a sustentação de um aerofólio.Entre eles,podem ser citados:

A - volume e ângulo de ataque
B - ângulo de ataque e densidade do ar
C - peso,ângulo de ataque e densidade do ar
D - volume,peso,ângulo de ataque e densidade do ar


17 - Quanto maior a altitude de voo,para manter horizontal:

A - maior é a potência necessária
B - menor é a potência necessária
C - a potência necessária não varia
D - impossível determinar sem maiores detalhes


18 - Durante uma descida em voo planado,à distância de planeio não sofre influência do(a):

A - vento
B - peso da acft
C - posição do flape
D - ângulo de planeio


19 - Nome dado a variação de altitude entre as duas cabeceiras em relação ao comprimento total da RWY:

A - gradiente de planeio
B - slope
C - pitch down
D - rampa de planeio


20 - O regime transônico se caracteriza por ter,ao mesmo tempo,escoamento:

A - sônico e supersônico
B - supersônico e hipersônico
C - subsônico e hipersônico
D - subsônico e supersônico


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos