Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 27 de Abril de 2025
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Princípios do Voo- PC/PLA

1 - A diferença entre o peso zero combustível e o peso básico operacional é o(a):

A - carga paga
B - carga alar
C - combustível
D - peso operacional


2 - A V1 depende dos seguintes fatores:

A - vento,gradiente e comprimento da pista
B - vento,gradiente,comprimento da pista e valor da VR
C - vento,gradiente e peso
D - somente peso


3 - Em uma curva nivelada,quanto maior for a inclinação das asas,menor será a sustentação.Para compensar essa perda de sustentação,o piloto deverá manter o manche:

A - puxado,durante toda curva
B - à frente,durante toda a curva
C - puxado,somente no início da curva
D - à frente,somente no início da curva


4 - Mach crítico é o número de mach:

A - máximo possível para o avião
B - em que se inicia o turbilhonamento no extradorso da asa
C - no qual o vento relativo atinge o valor M=1 ponto de asa
D - no qual a asa atinge a velocidade de mach 1


5 - Em voo horizontal,a potência necessária para deslocar uma acft,diminui com o aumento do(a):

A - altitude
B - carga alar
C - peso do avião
D - densidade do ar


6 - Com vento de proa o piloto decola em:

A - menor espaço e sobe com menor ângulo
B - maior espaço e sobe com maior ângulo
C - maior espaço e sobe com menor ângulo
D - menor espaço e sobe com maior ângulo


7 - Para conter o fluxo transversal, pode-se utilizar:

A - wing fence
B - vortex generador
C - slot
D - spoiler


8 - Numa recuperação de linha de voo,após o mergulho,pode ocorrer um grande fator de carga.Isto se deve a:

A - obrigatoriedade da asa em não sustentar o peso do avião
B - obrigatoriedade a asa em não produzir a força centrípeta
C - velocidade do avião ser muito baixa,devido ao mergulho em que se encontrava
D - velocidade do avião ser muito elevada,devido ao mergulho em que se encntrava


9 - Em que teto,qualquer curva feita,provocará perda de altitude:

A - prático
B - operacional
C - serviço
D - absoluto


10 - O aparecimento de uma onda de choque na superfície da asa tem como principal consequência o deslocamento da camada limite que ocorre,inicialmente,junto:

A - e atrás da onda de choque
B - ao bordo de fuga
C - ao bordo de ataque
D - e a frente da onda e choque


11 - Os geradores de vórtices reduzem a velocidade de estol dos aviões subsônicos porque:

A - reduzem o arrasto parasita
B - reduzem o arrasto induzido
C - energizam a camada limite
D - reduzem o Cl máximo do aerofólio


12 - O "dutch roll" ocorre devido à predominância da estabilidade:

A - lateral em relação à direcional
B - lateral em relação à longitudinal
C - direcional em relação à longituinal
D - direcional em relação à lateral


13 - O tipo de hélice que mantém bom desempenho em qualquer condição de voo é a hélice denominada,tecnicamente,de:

A - fixa
B - ajustável
C - comandável
D - automáticos


14 - Durante um voo planado e na tentativa de melhorar o planeo,o piloto emprega um ângulo de ataque menor.Neste caso tem-se um(a):

A - aumento do ângulo de planeio
B - aumento da distância de planeio
C - diminuição na razão de descida
D - diminuição na velocidade de planeio


15 - Um avoão supersônco é aquele que voa com velocidade:

A - igual a Mach 1
B - abaixo do Mach 1
C - acima do Mach 1
D - sob influência de um fluxo misto


16 - A velocidade estol de um avião:

A - aumentará se o peso aumentar
B - diminuirá se diminuir a área das asas
C - aumentará se aumentar a densidade do ar
D - nenhuma das citadas


17 - Em um mergulho vertical,o peso,em relação ao arrasto,atuará diretamente em que sentido:

A - o mesmo
B - contrário
C - horizontal
D - perpendicular


18 - Voando a 1000 FT com uma OAT(temperatura do ar externo) de + 5°C,a condição ISA será de:

A - ISA
B - ISA -10
C - ISA +10
D - ISA +15


19 - Quanto a velocidade de um fluído em escoamento através de um tubo real passar de supersônica para subsônica,ocorrerá a formação de onda de:

A - rarefação
B - pressão
C - expansão
D - choque


20 - O aparecimento de uma onda de choque na superfície da asa tem como principal consequência o deslocamento da camada limite,que ocorre,inicialmente,junto:

A - e atrás da onda
B - ao nariz da acft
C - e à frente da onda
D - a empenagem da acft


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos