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Campo Grande, 25 de Abril de 2024
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Princípios do Voo- PC/PLA

1 - Após uma decolagem a fim de afastar-se mais rapidamente dos obstáculos,o piloto deve procurar:

A - subir com maior ângulo de subida
B - subir com maior razão de subida
C - manter velocidade mínima da aeronave
D - manter a velocidade máxima da aeronave


2 - Para medir a velocidade,ovelocímetro usará somente a pressão:

A - estática
B - inercial
C - dinâmica
D - gravitacional


3 - Se a pressão de um gás é aumentada,tem-se um(a):

A - aumento da temperatura e da densidade
B - diminuição de temperatura e densidade
C - aumento de temperatura e diminuição da densidade
D - diminuição de temperatura e aumento da densidade


4 - A resultante aerodinâmica de um aerofólio de perfil assimétrico é aplicada em um ponto na corda,chamado centro de:

A - força
B - pressão
C - gravidade
D - compressão


5 - Durante um parafuso chato,o ar escoa,em relação ao eixo longitudinal da aeronave,praticamente:

A - a 90°
B - a 180°
C - sem criar arrasto
D - sem criar turbulências


6 - Em uma acft que tenha no seu estabilizador horizontal sustentação negativa, o centro de pressão deverá obrigatoriamente estar?

A - sobre o centro da gravidade
B - a frente do centro de gravidade
C - atrás do centro de gravidade
D - não faz diferença, desde que esteja sobre CMA


7 - Num perfil simétrico,ao aumentarmos o ângulo de ataque,o centro de pressão em relação ao centro de gravidade:

A - ficará mais atrás
B - ficará na frente
C - permanecerá na mesma posição
D - ficará junto


8 - Os slats são dispositivos que possibilitam:

A - maiores velocidades de estol
B - pousos e decolagens com distâncias maiores
C - ângulos de ataque maiores
D - ângulos de ataque menores


9 - O eeito da guinada dversa poderá ser vitado pelo uso de:

A - flape
B - spoiler
C - leme de profundidade
D - aileron do tipo frise


10 - A superfície de comando que possui maior amplitude de movimentos é o:

A - aileron
B - profundor
C - leme de direção
D - compensador


11 - Uma acft com peso de 10 T,realiza uma curva durante a qual a asa produz uma sustentação de 20 T.Nestas condições,o fator cara sobre a acft é de:

A - 1 G
B - 2 G
C - 3 G
D - 4 G


12 - A onda de choque aparecerá:

A - antes do Mach crítico
B - depois do Mach crítico
C - no Mach crítico
D - após o deslocamento da camada limite


13 - Para aumentar a eficiência do controle lateral,principalmente nas altas velocidades,os ailerons internos podem operar em conjunto com os:

A - spoilers
B - flaps
C - slots
D - ailerons externos


14 - A glissada é um comportamento adverso que poderá ocorrer,durante uma curva,devido ao(a):

A - aumento de potência
B - aumento do ângulo de ataque
C - inclinação exagerada das asas
D - inclinação insuficiente das asas


15 - Um avião está descendo com Mach constante igual a 0,8.A velocidade verdadeira:

A - permanece constante
B - decresce à medida que a pressão aumenta
C - decresce quando a altitude diminui
D - aumenta com o aumento da temperatura


16 - Quando existe a onda de choque no avião?

A - antes do M crítico
B - depois do M crítico
C - exatamente no M crítico
D - no meio do M crítico


17 - O deslocamento da camada limite é verificado:

A - à frente da onda de choque
B - atrás da onda de choque
C - na onda de choque
D - depois da onda de choque


18 - Quando houver um deslocamento do centro de pressão de uma asa será afetado(a):

A - relação L/D
B - balanço aerodinâmico e controlablidade
C - capacidade de produzir sustentação
D - posição do CG


19 - Marque a alternativa incorreta;a vantagem do flap é:

A - diminuir a velocidade de estol
B - aumentar o CL máximo
C - permitir aproximações com velocidades baixas
D - aumentar a sustentação e diminuir o arrasto


20 - A iclinação exagerada acarreta uma:

A - derrapagem
B - glissada
C - perda de altura
D - "B" e "C" estão corretas


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