Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 07 de Dezembro de 2025
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves - PC/PLA

1 - O ar que entra na câmara de combustão deve ter:

A - velocidade maior do que na saída do compressor
B - velocidade igual a da descarga
C - velocidade menor do que a da saída do compressor
D - qualquer velocidade


2 - Qual o caminho correto do óleo?

A - Reservatório, filtro, bomba, cambiador de calor, linhas exclusivas
B - Reservatório, bomba, cambiador de calor, filtro e linhas exclusivas
C - Reservatório, cambiador de calor, bomba, filtro, linhas exclusivas
D - Reservatório, bomba, filtro, cambiador de calor e linhas exclusivas


3 - O volume de um cilindro pode ser calculado, basicamente, pelo(a)

A - divisão da base pela altura
B - produto de um lado pelo outro
C - soma de todas as áreas externas
D - produto da área da base pela altura


4 - Qual o tipo de bocal de escapamento utilizado em aeronaves subsônicas?

A - convergente
B - divergente
C - convergente-divergente
D - de área variável


5 - Que tipo de entrada de ar, facilita mais a difusão do ar:

A - pitot
B - simples entrada
C - dupla entrada
D - boca de sino


6 - Para que serve as placas defletoras no interior do reservatório:

A - Resfriar o óleo
B - Evitar formação de espuma ou emulsão de ar
C - Evitar que o óleo esfrie
D - Separa a água do óleo


7 - Os trens de pouso que depois de recolhidos são mantidos dentro de um compartimento dotado de portas, os quais completam o perfil do avião, são denominados:

A - retráteis
B - terrestres
C - escamoteáveis
D - servo hidráulico


8 - Um dos fatores mais atuantes na viscosidade de um óleo lubrificante mineral é a:

A - pressão
B - densidade
C - oleosidade
D - temperatura


9 - Qual instrumento é utilizado para indicar a velocidade do eixo de manivelas?

A - tacômetro
B - manômetro
C - fluxômetro
D - variômetro


10 - A tração de um motor a reação direta é diretamente proporcional a:

A - temperatura do ar
B - pressão atmosférica
C - umidade do ar
D - todas estão certas


11 - Qual o tipo de entrada de ar é amplamente usada em aviões de velocidade subsônica?

A - Pitot
B - Simples entrada
C - Dupla entrada
D - Boca de sino


12 - A propriedade de um giroscópio que consiste em amnter a posição inicialmente fixada quaiquer que sejam os movimentos do suporte é denominada:

A - atitude giroscópica
B - precessão giroscópica
C - imobilidade giroscópica
D - rigidez ou inércia giroscópica


13 - A maior potência desenvolvida por um motor a pistão é conseguida na fase de:

A - subida
B - cruzeiro
C - decolagem
D - marcha lenta


14 - A distância realmente percorrida a cada volta da hélice é chamada de:

A - passo efetivo
B - passo teórico
C - passo geométrico
D - recuo


15 - A injeção de água-metanol pode ser feita em quais locais do motor a reação?

A - Na entrada do compressor ou no escapamento
B - Na entrada do compressor ou na câmara de combustão
C - Na entrada do compressor ou na turbina
D - Na câmara de combustão ou na turbina


16 - A ordem de fogo de um motor a pistão representa um(a):

A - ciclo completo
B - mistura explosiva
C - tempo de escapamento do motor
D - sequência de ignição nos cilíndros


17 - A finalidade do metanol e;

A - Proporcionar uma propriedade anticongelante
B - Oferecer uma fonte adicional de combustível
C - Resfriar a câmara de combustão
D - As letras A e B estão corretas


18 - Os tipos de sistema de partida usadas nos motores à reação, poderão ser.

A - Hidráulico e Pneumático
B - Pneumático e Elétrico
C - Hidráulico e Elétrico
D - As letras A e B estão corretas


19 - Os motores a reação funcionam devido ao principio físico da:

A - aceleração
B - ação e reação
C - expansão térmica
D - quantidade de movimento


20 - É o processo através do qual tem-se a possibilidade de diminuir a pressão estática com o aumento da velocidade:

A - expansão
B - compressão
C - difusão
D - refração


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos