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Campo Grande, 13 de Junho de 2025
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Conhecimentos Técnicos de Aeronaves - PC/PLA

1 - São considerados fluidos os corpos que estiverem nos estados:

A - sólido e líquido
B - líquido e gasoso
C - de plasma e gasoso
D - sólido e gasoso


2 - A unidade responsável pela admissão de ar para o motor a jato é:

A - turbina
B - arranque
C - compressor
D - câmara de combustão


3 - Um motor aeronáutico a pistão completará um ciclo de funcionamento quando:

A - o pistão executar oito cursos
B - forem realizadas as seis fases
C - o eixo de manivelas der quatro voltas
D - o eixo de manivelas der apenas meia volta


4 - O superaquecimento dos rolamentos principais acontece quando:

A - Após acionamento do motor
B - Na decolagem
C - No pouso
D - Após parada do motor


5 - Num motor a pistão aeronáutico a peça responsável pela admissão é o (a):

A - pistão
B - carburador
C - tubo de admissão
D - válvula de admissão


6 - O acúmulo de gelo no tubo de Pitot pode causar erros de indicação da velocidade nas aeronaves. Para evitar a formação de gelo é utilizado um sistema de antigelo do tipo:

A - elétrico
B - mecânico
C - hidráulico
D - penumático


7 - Durante a partida quente a EGT;

A - Eleva-se rapidamente a níveis superiores aos especificados
B - Eleva-se rapidamente a níveis aceitáveis
C - Oscila em níveis aceitáveis
D - Oscila a níveis superiores aos especificados


8 - Qual o sentido do ar ao passar por um compressor centrifugo:

A - paralelo ao eixo
B - perpendicular ao eixo
C - perpendicular ao tubo de descarga
D - paralelo ao propulsor


9 - O reversível dos motores turbo-fans e turbo-jatos jogam os gases de escapamento para:

A - baixo, produzindo sustentação
B - cima, prendendo o avião contra o solo.
C - frente, reduzindo a velocidade do avião
D - trás, produzindo tração para reduzir a velocidade do avião.


10 - O ar que entra na câmara de combustão deve ter:

A - velocidade maior do que na saída do compressor
B - velocidade igual a da descarga
C - velocidade menor do que a da saída do compressor
D - qualquer velocidade


11 - A água existente no combustível pode prejudicar o funcionamento do motor devido a mesma, sob certas condições propicias, vir a formar gelo no:

A - filtro
B - queimador
C - pulverizador
D - transmissor


12 - para que um determinado tipo de óleo atenda as especificações previstas para o uso em aviação é necessário que tenha:

A - alta volatilidade
B - alto ponto de fulgor
C - alto ponto de congelamento
D - propriedades anti-neutralizantes


13 - A ausência de partida nos motores a reação é constatada;

A - Pelo acréscimo de EGT e baixa RPM
B - Pelo acréscimo de EGT e alta RPM
C - Pela ausência de EGT e baixa RPM
D - Pela ausência de EGT e alta RPM


14 - Para que serve as placas defletoras no interior do reservatório:

A - Resfriar o óleo
B - Evitar formação de espuma ou emulsão de ar
C - Evitar que o óleo esfrie
D - Separa a água do óleo


15 - Em um motor a reação a maior estática ocorre no momento da:

A - admissão
B - combustão
C - compressão
D - expansão dos gases


16 - O sistema de proteção contra gelo nas hélices utiliza energia;

A - Elétrica
B - Térmica
C - Pneumática
D - Hidráulica


17 - O processo que permite aumentar a pressão de um fluido, aproveitando sua energia cinética é :

A - expansão
B - difusão
C - compressão
D - tração


18 - Os motores a jato puro (motores a reação) possuem as seguintes partes principais:

A - compressor, câmara de combustão e turbina
B - hélice, compressor e turbina.
C - hélice, pistão, cilindro e válvulas
D - compressor, cilindro e turbo-compressor.


19 - Como é denominada a potência medida no eixo de manivelas?

A - potência teórica
B - potência indicada
C - potência efetiva
D - potência útil


20 - Com o aumento da altitude de voo, as potências requerida ou necessária e disponível tendem respectivamente, a:

A - aumentar / aumentar
B - diminuir / diminuir
C - aumentar / diminuir
D - diminuir / aumentar


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