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Campo Grande, 13 de Junho de 2025
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Regulamentação Aeronáutica - PC/PLA

1 - O AFIS será proporcionado a todo tráfego em operação na área de movimento e a todas as aeronaves em vôo no(s):

A - espaços aéreos inferior e superior num raio de 27NM
B - espaço aéreo inferior num raio de 50NM
C - espaço aéreo inferior num raio de 27Nm
D - espaços aéreos inferior e superior num raio de 50NM


2 - Para a realização de um voo IFR dentro de um TMA ou CTR,o piloto deverá apresentar um plano de voo:

A - de notificação ocal
B - simplificado
C - repetitivo
D - completo


3 - Salvo instruções do órgão ATS apropriado,uma aeronave que estiver sendo interceptada deverá imediatamente,se equipada com transponder,selecionar o código:

A - 2000
B - 7500
C - 7600
D - 7700


4 - O indicativo de chamada em radiofonia da estação aeronáutica ou EPTA,envolvida nas comunicações,será:

A - solo
B - rádio
C - tráfego
D - AFIS


5 - Na infração ao preceitos do Código Brasileiro de Aeronáutica ou da legislação complementar,a autoridade aeronáutica poderá suspender certificados,licenças concessões ou autorizaçõe.A suspensão,em número de dias,será aplicada para período não superior a:

A - 30
B - 60
C - 90
D - 180


6 - A informação para condução eficiente do tráfego aéreo em aeródromos homologados ou registrados, que não disponham d órgão ATC será dada através de:

A - FIS
B - AFIS
C - ATIS
D - ATC


7 - O maior nível de voo VFR que pode ser utilizado por uma aeronave voando em rota no rumo magnétco 175 graus é o FL:

A - 135
B - 145
C - 165
D - 195


8 - Na estrutura SIPAER,o órgão que tem por função dar orientação normativa,supervisão técnica e formação de OSV,ASV e EC,é conhecido pela sigla:

A - CIPAA
B - CNPAA
C - SERIPA
D - CENIPA


9 - O código 7500,quando selecionado no transponder,indica que a aeronave está:

A - em emergência
B - sob interferência ilícita
C - com falha de comunicações
D - sem receber instruções do órgão ATC


10 - Os auxílios à navegação utilizados em aproximações por instrumentos,classificados entre os de não precisão,são os:

A - PAR e NDB
B - ILS e VOR
C - MLS e PAR
D - VOR e NDB


11 - Mantendo a altitude mínima de descida em uma aproximação de não precisão,quando não for estabelecida a referência visual exigida,a aeronave deverá iniciar o procedimento de aproximação perdida no(a):

A - MATP
B - MDA
C - MSA
D - FAF


12 - A aeronave que tiver recebido autorização de pouso e deixar de faze-lo passados 5 minutos sen que se tenha conseguido fazer contao,será considerada em emergência na fase de:

A - alerta
B - perigo
C - incerteza
D - apreensão


13 - Dentre as fases de emergência do ALRS,quando se evidenciar que o combustível não é suficiente para permitir o pouso em local seguro,fica caracterizada a fase de:

A - alerta
B - perigo
C - urgência
D - incerteza


14 - O plano de voo que abrange as modificações,caso haje,resultante de autorização posteriores é denominado de plano de voo:

A - em vigor
B - repetitivo
C - apresentado
D - suplementar


15 - Quando duas aeronaves da mesma categoria estão se aproximando com proas convergentes,aproximadamente no mesmo nível,a aeronave que tiver a outra a sua:

A - esquerda fará 360 graus
B - direita cederá passagem
C - esquerda cederá passagem
D - direita manterá seu rumo e velocidade


16 - Durante o período noturno serão regulares as operações VFR de pouso e de decolagem de um avião,quando os mínimos meteorológicos de aeródromo(teto e visibilidade),forem iguais ou superiores a:

A - 1000 FT e 1500m
B - 1000 FT e 3000m
C - 1500 FT e 5000m
D - 1500 FT e 8000m


17 - A área de controle no espaço aéreo inferior,sem configuração de aerovia,que normalmente fica no entorno de uma área de controle terminal,é designada de:

A - ADR
B - FIR
C - UTA
D - CTA


18 - Nos procedimentos radiotelefônicos, a distância de 6 NM deve ser pronunciada:

A - meia milha
B - seis milhas
C - meia dúzia de milhas
D - metade de doze milhas


19 - O aviso prestado por um órgão ATS para uma aeronave com objetivo de ajudar o piloto em comando a evitar uma colisão será dada através de:

A - informação de tráfego
B - aviso para evitar tráfego
C - informações de tráfego essencial
D - notificação de tráfego


20 - São auxílios utilizados nos procedimentos de aproximação por instrumentos,respectivamente,de não precisão e precisão:

A - ILS e MLS
B - NDB e ILS
C - VOR e NDB
D - ILS e PAR


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