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Campo Grande, 07 de Dezembro de 2025
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Regulamentação Aeronáutica - PC/PLA

1 - Quando necessário e com objetivo de estabelecer separações adequadas entre aeronaves voando VFR ou IFR, será executado o serviço radar de:

A - vetoração
B - vigilância
C - navegação
D - informação


2 - A elevação do aeródromo é de 2370 pés e uma aeronave turboélice está no ponto médio da perna do vento mantendo a altitude de 3370 pés.Co base no descrito,pode-se afirmar que a aeronave está:

A - acima da altitude correta
B - abaixo da altitude correta
C - aguardando autorização para pouso
D - recebendo informação do aeródromo


3 - Na aproximação final,estando na trajetória correta,o piloto avistará as luzes do Vasis da seguinte forma:

A - as duas fileiras brancas
B - as duas fileiras vermelhas
C - a 1° fileira branca e a 2° vermelha
D - a 1° fileira vermelha e a 2° branca


4 - A interdição de um aeródromo pode ocorrer pela situação de:

A - pista alagada
B - pista em mau estado
C - operação presidencial
D - aeronave acidentada sobre a pista


5 - Uma aeronave sem equipamento rádio em voo na FIR no FL065,pretende cruzar uma AWY cujo nível mínimo é o FL080,portanto,a aeronave deverá:

A - subir para 7000 FT
B - descer para 6000 FT
C - contatar o órgão ATS
D - manter o nível de voo


6 - Um acidente aeronáutico ocorrido com aeronave de pequeno porte,do serviço privado,em uma determinada região do país ,terá como órgão investigador:

A - GER
B - ANAC
C - DIPAA
D - SERIPA


7 - Dentre outras obrigações,quando estiverem voando com plano IFR dentro de CTR ou TMA,o piloto em comando deve informar ao APP,independente de solicitação logo que:

A - encontrar IMC
B - cruzar o FL 100
C - estiver em órbita
D - abandonar um FL


8 - Utilizando o equipamento radar,o controlador será o responsável pela navegação da aeronave ,quando estiver sendo prestado o serviço de:

A - vetoração
B - vigilância
C - informação
D - assessoramento


9 - O código Brasileiro de Aeronáutica se aplica a naconais e estrangeiros:

A - em regiões remotas
B - em todo território nacional
C - em cumprimento do anexo 11 da OACI
D - em situações de não extraordináriamente


10 - O órgão do CENIPA ao qual compete elaborar os relatórios finais de acidentes aeronáuticos e de ocorrências de solo de responsabilidade do SIPAER,é o:

A - SPAA
B - CNPAA
C - DIPAA
D - SERIPA


11 - No preenchimento do formulário do plano de voo,a letra "Z",no item regras de voo,significa que o piloto se propõe a observar as regras de voo:

A - visual
B - instrumentos
C - visual e instrumentos
D - instrumentos e visual


12 - Transmitir informações e autorizações às aeronaves sob controle para conseguir um movimento de tráfego aéreo seguro,ordenado e rápido,em um aeródromo e em suas proximidades,são funções de um (a):

A - ACC
B - APP
C - TWR
D - AFIS


13 - O órgão estabalecido para prestar o ATC aos voos controlados que cheguem ou saiam de um ou mais aeródromos é o controle de:

A - solo
B - aérea
C - aeródromo
D - aproximação


14 - Todos os envolvidos com a atividade aeronáutica tem a responsabilidade de efetuar a comunicação imediata da ocorrência de acidente ou incidente,ou da existência de destroços de aeronaves,pelo meio mais rápido disponível,à organização mais próxima da:

A - rede pública
B - aeronáutica
C - policia federal
D - seção de investigação


15 - Para uma avião realizar voo VFR naFIR até 3000 FT AMSL ou quando aplicável 1000 FT AGL,a visibilidade em voo deve ser de,no mínimo:

A - 1000m
B - 3000m
C - 5000m
D - 8000m


16 - As aeronaves sob VFR podem voar sem autorização prévia do órgão ATC e sem notificação de voo nos espaços aéreos de classes:

A - A,B,C
B - B,C,D
C - C,D,E
D - E,F,G


17 - A autoridade competente para estabelecer as características dos equipamentos de navegação,aproximação e comunicação a bordo de aeronaves civis,é o:

A - DAC
B - SRPV
C - GER
D - DECEA


18 - O plano de voo apresentado é válido por:

A - 60min
B - 45min
C - 30min
D - 15min


19 - Para a realização de um voo IFR dentro de um TMA ou CTR,o piloto deverá apresentar um plano de voo:

A - de notificação ocal
B - simplificado
C - repetitivo
D - completo


20 - Em um aeroporto o local onde se pode prestar o serviço de informação prévia ao voo e receber os planos de voo apresentados antes da partida, é sinalizado com um(a):

A - cruz branca dupla
B - seta à direita em cor amarela
C - letra C de cor negra em fundo amarelo
D - quadrado amarelo com uma diagonal vermelha


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