Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 27 de Abril de 2025
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Regulamentação Aeronáutica - PC/PLA

1 - No plano de voo o valor declarado como velocidade de cruzeiro,refere-se a:

A - VA
B - VC
C - VI
D - VS


2 - Uma aerovia B2 entre dois auxílios à navegação distantes entre si 200 NM,tem a largura máxima de:

A - 8NM
B - 11NM
C - 16NM
D - 21,5NM


3 - Na AIP-BRASIL,a parte que contém informações sobre áreas proibidas,restritas e perigosas é a:

A - RAC
B - ENR
C - GEN
D - AD


4 - Uma aeronave realiza um voo em rota na FIR,sendo o nível de cruzeiro o FL 095,anes de cruzar com uma aerovia,deverá:

A - manter 9500 pés
B - descer para 9000 pés
C - subir para 1000 pés
D - obter autorização do ACC


5 - Para indicar que as aeronaves devem pousar,decolar e taxiar,exclusivamente nas pistas pavimentadas ou compactadas será colocado na área de sinalização um(a):

A - halter branco
B - halter branco com dois traços negros
C - cruzes de cor contrastante única branca
D - placa com o rumo da pista de decolagem


6 - As aeronaves com plano de voo VFR,não poderão entrar sem autorização do respectivo órgão ATC,em espaços aéreos de classes:

A - A,B,C
B - B,C,D
C - C,D,E
D - D,E,F


7 - O maior nível de voo IFR realizado por uma aeronave,em rota de RVSM,no rumo magnético de 150 graus é o FL:

A - 550
B - 490
C - 450
D - 410


8 - No preenchimento do plano de voo,quando a aeronave não dispuser de um código ICAO para o tipo da aeronave,o piloto deverá indicar no campo correspondente:

A - TYP/
B - EET/
C - REG/
D - ZZZZ


9 - O tipo de serviço radar em que o controlador radar não é responsável pela navegação da aeronave,é o de:

A - vetoração
B - vigilância
C - informação
D - assessoramento


10 - Com o objetivo de chmar a atenção para a aeronave entre o pôr-do-sol,ou em qualquer outro período julgado necessário,todas as aeronaves em voo deverão exibir luzes:

A - de táxi
B - de pouso
C - anticolisão
D - de navegação


11 - A distância vertical entre um nível,um ponto ou objeto considerado como ponto e o nível médio do mar é a definição de:

A - altura
B - altitude
C - desnível
D - elevação


12 - O piloto de uma aeronave poderá usar a pista que mais lhe convier,desde que o vento na superfície seja de velocidade igual ou inferior a:

A - 5 KT
B - 6KT
C - 9 KT
D - 10 KT


13 - A guarda através de seus recursos ou por serviços prestados,da aeronave ou seus destroços,após a sua liberação pela CIAA,é de responsabilidade do(a):

A - centro de investigação
B - comando investigador
C - operador da aeronave
D - autoridade policial local


14 - Exeto os casos previstos nas publicações aeronáuticas,é proibida a operação de acfts sem equipamento rádio ou com este inoperante nos aeródromos providos de:

A - ACC ou FIC
B - TWR ou AFIS
C - TWR ou ACC
D - APP ou AFIS


15 - Todas as solicitações de ajuste de velocidade,durante uma vetoração radar,devem ser feitas em termos de milhas náuticas por hora,baseadas na velocidade indicada em mútiplos de:

A - 10 KT
B - 15 KT
C - 20 KT
D - 30 KT


16 - Voando em um procedimento de espera no FL 220,sem turbulência,uma aeronave deverá manter a velocidade máxima de:

A - 170 KT
B - 230 KT
C - 240 KT
D - 265 KT


17 - Para um voo IFR fora da AWY,tendo o ponto mais elevado ao longo da rota 3310 FT de altitude,maior correção QNE 160 FT,região plana,o nível de voo mínimo,será o:

A - 045
B - 050
C - 055
D - 060


18 - A aeronave estará na posição crítica de número três quando estiver:

A - cruzando a THR
B - ligando o transponder na THR
C - estiver na THR, aguradando para DP
D - tomando posição na TWY e próximo da THR


19 - O indicativo de chamada em radiofonia da estação aeronáutica ou EPTA,envolvida nas comunicações,será:

A - solo
B - rádio
C - tráfego
D - AFIS


20 - Toda ocorrência envolvendo o tráfego aéreo que contitua risco para a acft,relacionada com facilidades,procedimentos e proximidade das acfts;caracteriza um:

A - acidente de solo
B - acidente aeronáutico
C - ocorrência aeronáutica
D - incidente de tráfego aéreo


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos