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Campo Grande, 27 de Abril de 2025
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Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Moto-Propulsor (MGMPT 001 B) Presencial - Módulo GMP

1 - A finalidade dos motores de arranque é:

A - tirar o motor da inércia
B - fazer o óleo circular
C - acoplar os magnetos ao motor
D - lubrificar


2 - Qual das alternativas não é uma vantagem do compressor axial?

A - alto rendimento máximo
B - pequena área frontal
C - fluxo direto
D - fácil fabricação e baixo custo


3 - Uma das causas mais prováveis de pane no sistema de partida a ar é:

A - pane elétrica
B - bateria fraca
C - relé com defeito
D - baixo suprimento de ar


4 - O duto de escapamento é fabricado geralmente com que tipo de material?

A - Alumínio
B - Liga de Duralumínio
C - Fibra de carbono
D - Aço inoxidável


5 - Uma das causas mais prováveis quando o arranque não tem força para girar é:

A - relé defeituoso
B - chave com defeito
C - bateria fraca
D - acoplamento com defeito


6 - Nos motores de partida de inércia temos uma grande quantidade de energia acumulada antes do acoplamento que é chamada de:

A - mecânica
B - cinética
C - residual
D - potencial


7 - Da cabine da aeronave, que opera com motor convencional, pode-se controlar:

A - somente o combustível
B - somente o fluxo de ar
C - nenhum dos dois
D - o fluxo de ar e combustível


8 - Qual o tipo de duto de entrada de ar mais simples e comum em um, motor a reação?

A - Entrada Simples
B - Entrada Dupla
C - Geometria Variável
D - Pitot


9 - Qual das alternativas abaixo não é uma característica de mancais esféricos e roletes?

A - oferecem pouca resistência a rotação
B - são relativamente baratos
C - acomodam tanto cargas axiais quanto radiais
D - são de difícil substituição


10 - É o conjunto, usado em sistemas de ignição por magneto de alta tensão, abre e fecha automaticamente o circuito primário no devido tempo, em relação à posição do pistão no cilindro, no qual está ocorrendo o centelhamento?

A - Contatos platinados
B - Vibrador de partida.
C - Sistema de impulso e regulado.
D - Sistema moderado de alta tensão.


11 - Um sistema de extinção de fogo é formado basicamente por quais componentes?

A - Garrafa e punho de fogo
B - Tubulações , conexões e lâmpadas de aviso
C - Painel de acionamento de extinção de fogo dos motores
D - Todas as alternativas estão corretas


12 - São funções do sistema de lubrificação:

A - Reduzir a fricção entre as partes móveis e absorver o calor da peças
B - Formar um selo entre pistão e a parede do cilindro e recolher partículas estranhas, retendo-as no filtro
C - Completar com óleo as folgas resultantes da expansão térmicas dos diferentes materiais do motor e agir como amortecedor para peças como biela e virabrequim
D - Todas as acima


13 - As curvas de sustentação versus arrasto, quando desenhadas para hélices ou para asas, indicam que o ângulo de ataque mais eficiente é um bem pequeno, variando de__________positivos.

A - 1º a 2º
B - 4º a 6º
C - 3º a 5º
D - 2º a 4º


14 - Uma hélice controlável que possui um mecanismo que muda o passo para um ângulo tal, que o deslocamento da aeronave para a frente produz um mínimo efeito "cata-vento" em uma hélice sem potência é chamada de hélice:

A - ajustável;
B - controlável;
C - embandeirável;
D - reverso.


15 - Qual dispositivo auxilia os freios da aeronave em seu sistema de frenagem?

A - Reverssor de empuxo
B - Flap
C - Spoilers
D - Aileron


16 - Qual dos processos abaixo e responsável pela carbonização das velas?

A - Misturas muito ricas para queimar ou misturas que são pobres e causam uma queima intermitente.
B - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente.
C - Anéis do pistão ou cilindro desgastados e falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro.
D - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível,


17 - Viscosidade é:

A - A proporção do peso de uma substância pelo peso da água
B - A resistência de um óleo para fluir
C - A temperatura que o óleo começa a desprender vapor
D - ma condição em que o óleo tem uma aparência volumosa


18 - A temperatura da entrada da turbina, a razão de compressão e a eficiência do compressor e da turbina afetam diretamente:

A - eficiência térmica
B - o ar de impacto
C - aumento da temperatura
D - a direção do fluxo de ar


19 - Em uma ANV a estrutura metálica funciona como um fio de retorno, por isso todos os ckt´s devem ser:

A - isolados
B - ligados a massa
C - A e B estão corretas
D - separados


20 - Durante uma inspeção de rotina como o técnico de manutenção poderá saber se a garrafa extintora está descarregada ?

A - Sempre após o uso ela é substituída
B - Através de um manômetro indicador instalado na garrafa
C - Removendo a garrafa e fazendo a sua pesagem
D - Questões B e C estão corretas


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