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Campo Grande, 12 de Dezembro de 2025
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Mecânico de Manutenção Aeronáutica - Grupo Moto-Propulsor (MGMPT 001 B) Presencial - Módulo GMP

1 - as câmaras de combustão mais utilizadas em motores com compressores axiais são:

A - câmara múltipla
B - câmara tipo caneca
C - câmara tipo anular
D - câmara tipo canelar


2 - Quanto à classificação das hélices, temos as hélices:

A - Tracionadoras e Empurradoras
B - Tratoras e Propulsoras
C - Tratoras e Empurradoras
D - Tracionadoras e Propulsoras


3 - Os governadores usados para controlar o mecanismo hidráulico de passo são acionados:

A - pelo óleo do motor
B - pelo eixo do motor
C - pela bomba de óleo
D - pela caixa de acessórios


4 - O sistema por magneto de alta tensão pode ser dividido, para efeito de discussão, em três circuitos distintos. Qual opção abaixo está correta?

A - Circuito misto, elétrico primário e o elétrico secundário.
B - Circuito continuo, elétrico primário e o elétrico secundário.
C - Circuito magnético, elétrico primário e o elétrico secundário.
D - Circuito da bateria, elétrico primário e o elétrico secundário.


5 - Na fuselagem da aeronave há dois discos plásticos que indicam o vazamento e descarga, quais são as cores destes discos ?

A - AZUL - AMARELO
B - VERDE - AMARELO
C - VERDE - VERMELHO
D - VERMELHO - AMARELO


6 - A formação de gelo no sistema de admissão é geralmente classificada em:

A - de impacto
B - da evaporação do combustível
C - da válvula de aceleração
D - todas as anteriores estão certas


7 - O sistema de extinção de fogo opera por qual principio ?

A - pneumático
B - hidraulico
C - elétrico
D - mecanico


8 - Qual a hélice usada em aeronaves de potência, velocidade alcance e altitude baixa?

A - de passo ajustável no solo
B - de passo controlável
C - de passo automático
D - de passo fixo


9 - Com o arrefecimento do motor ( CONVENCIONAL ), diminui-se as possibilidades do mesmo apresentar:

A - Denotação e pré-ignição
B - Combustão e ignição
C - Denotação e carburação
D - Ignição e denotação


10 - Como deve ser realizada a contagem dos cilindros de um motor radial de 9 cilindros?

A - da seção do nariz, a partir das 12 h, girando no sentido horário
B - da seção de acessórios, a partir das 12 h, girando no sentido anti-horário
C - de qualquer parte do motor, a partir das 12h, girando no sentido horário
D - a seção de acessórios, a partir das 12 h, girando no sentido horário


11 - Um sistema de ignição típico inclui?

A - Uma unidade excitadora, dois transformadores, dois cabos de ignição intermediários, dois cabos de ignição de alta tensões um rotor.
B - Uma unidade excitadora, dois estabilizadores, dois cabos de ignição intermediários e dois cabos de ignição de alta tensão
C - Duas unidades excitadoras, dois transformadores, dois cabos de ignição intermediários e dois cabos de ignição de alta tensão
D - Duas unidades excitadoras, dois platinados, dois cabos de ignição intermediários e dois cabos de ignição de alta tensão e um rotor.


12 - O sistema de recuperação de força da turbina (PRT), utiliza a força dos gases de escapamento para:

A - transmitir força ao eixo de manivelas
B - aumentar a pressão do ar de admissão
C - aumentar a taxa de compressão do motor
D - reduzir o consumo de combustível


13 - Qual o tipo de eixo de hélice mais utilizado na maioria dos motores alternativos?

A - estriado
B - flangeado
C - cônico
D - planetário


14 - Qual das alternativas abaixo não é uma característica de mancais esféricos e roletes?

A - oferecem pouca resistência a rotação
B - são relativamente baratos
C - acomodam tanto cargas axiais quanto radiais
D - são de difícil substituição


15 - Uma das causas mais prováveis de pane no sistema de partida a ar é:

A - pane elétrica
B - bateria fraca
C - relé com defeito
D - baixo suprimento de ar


16 - A seção de turbina converte energia dos gases em energia: MECÂNICA

A - TERMICA
B - HIDRAULICA
C - MECÂNICA
D - PNEUMATICA


17 - Seja qual for o sistema de ignição, nas velas teremos sempre uma tensão:

A - baixa
B - não se pode medir
C - alta
D - depende do sistema


18 - Duto de escapamento, Cone de exaustão, Montantes (OGV), Manta isolante, estes componentes formam qual seção do motor?

A - Compressor
B - Turbina
C - Escapamento
D - Admissão de ar


19 - Nas aeronaves pequenas equipadas com hélices de velocidades constantes, o óleo utilizado no mecanismo de controle é proveniente:

A - de um sistema de óleo próprio da hélice
B - da própria hélice
C - do sistema de lubrificação do motor
D - do sistema hidráulico


20 - O maior causador de deformação das palhetas da turbina é:

A - a ingestão de objetos
B - a operação com sobre temperatura
C - a operação com marcha lenta
D - as letras A e C estão certas


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