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Campo Grande, 13 de Junho de 2025
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Navegação Aérea - PC/PLA

1 - Nos procedimentos IFR, as aeronaves são categorizadas pelo (a):

A - Esteira de turbulência
B - Pela Velocidade
C - Pela Razão de descida
D - Envergadura


2 - Numa carta IDC ou SID uma linha tracejada representa um(a):

A - linha isogônica
B - segmento de aproximação perdida
C - trajetoria com referência visual
D - linha de radial ou marcação magnética


3 - O número de ciclos por segundo é chamado de:

A - absorção
B - difração
C - refração
D - frequencia


4 - LOCALIZER é um componente do ILS que fornece ao piloto:

A - rumo da pista
B - a trajetoria de planeio
C - altitude em relação a pista
D - a distância da cabeceira da pista


5 - Uma aeronave mantem PM 100° e observa seu ADF com MR 140°, qual o QDR?

A - 240°
B - 180°
C - 320°
D - 060°


6 - Numa aproximação ILS as indicações do instrumento de bordo são: barra vertical deflexionada para a esquerda e barra horizontal deflexionada para baixo. O piloto deverá voar para a:

A - direita e para cima
B - direita e para baixo
C - esquerda e para cima
D - esquerda e para baixo


7 - São dados: PM 090° e MR 270°, com isso conclui-se que a MMG e a LPM serão, respectivamente de:

A - 360 - 180
B - 090 - 270
C - 180 - 360
D - 270 - 090


8 - Uma aeronave abandona uma estação no QDR 015, mantendo uma PM 020°. Qual a MR que observa?

A - 170°
B - 175°
C - 180°
D - 355°


9 - Um avião mantem PM 030° e obtem MR 270° de uma estação NDB. Qual o QDM para a referida estação?

A - 060
B - 120
C - 240
D - 300


10 - Uma aeronave afasta-se de uma estação NDB, num QDR 010. O piloto é orientado a afastar-se pelo QDR 350e para isso deve:

A - curvar a direita para a PM 320° e esperar a MR 150°
B - curvar a direita para a PM 350°e esperar a MR 180°
C - curvar a direita para a PM 320°e esperar a MR 210°
D - curvar a direita para a PM 350°e esperar a MR 210°


11 - Uma aeronave com temperatura de 10°C, a altitude QNH é de 8200 pés. Pede-se a altitude verdadeira:

A - 7900 pés
B - 8200 pés
C - 8500 pés
D - 13500 pés


12 - Uma aeronave se aproxima de uma estação NDB mantendo uma PM 275° e QDM 270. Após o bloqueio da estação a MR será de:

A - 005°
B - 175°
C - 180°
D - 185°


13 - Com os seguintes dados do exercício: DMG 7°W, DB 3°E, PM 289°, DR+14, temos:

A - PV 287°, PB 277°, RV 294°, RM 294°, CD 14° direita
B - PV 273°, PB 2284°, RV 291°, RM 2298°, CD 14° esquerda
C - PV 273°, PB 277°, RV 287°, RM 294°, CD 14° esquerda
D - PV 287°, PB 277°, RV 301°, RM 294°, CD 14° esquerda


14 - Uma aeronave obtem uma PM 015° e o QDM 005. Qual a MR?

A - 010°
B - 150°
C - 210°
D - 350°


15 - Sendo dados: temperatura do ar -20°C, número mach .72, a TAS será de:

A - 480 kt
B - 446 km/h
C - 446 kt
D - 725 km/h


16 - Um procedimento de aproximação IFR tem sua identificação baseada:

A - No auxílio rádio básico do procedimento
B - No auxílio rádio guia positivo do segmento de aproximação inicial
C - No auxílio rádio guia positivo do segmento de aproximação final
D - No fixo de aproximação final


17 - Qual o consumo horário de uma aeronave que consumiu 4000 Kg de conbustivel em 00:32?

A - 2140 Kg/h
B - 4500 Kg/h
C - 6200 Kg/h
D - 7500 Kg/h


18 - Uma aeronave percorreu 609 NM em 02:17 minutos, mantendo PB 230° e VA 240 Kt.Sabendo-se que o RM era de 225°, a DMG 10°W e o DB 05°E, qual o vento encontrado?

A - 335° / 50 Kt
B - 335° / 40 Kt
C - 300° / 40 Kt
D - 290° / 50 Kt


19 - Com o ILS CAT I funcionando normalmente, qual seria a DA (Altitude de Decisão) recomendada?

A - 200 pés
B - 3750 pés
C - 3185 pés
D - 800 pés


20 - O rádio receptor com a antena loop, que é capaz de determinar a direção das ondas emitidas por uma estação e que comumente sofre os problemsa de descargas elétricas da atmosfera, denomina-se:

A - ADF
B - VOR
C - NDB
D - ILS


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