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Campo Grande, 28 de Março de 2024
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Navegação Aérea - PC/PLA

1 - Uma aeronave decola de um aeródromo situado a 400 pés de altitude e subirá com VI 180 Kt até o FL 070. O gradiente de subida é de 3,3% , qual a razão e o tempo de subida?

A - 500Ft / min e 15 minutos
B - 520 Ft /min e 13 minutos
C - 550 Ft / min e 13 minutos
D - 600 Ft / min e 11 minutos


2 - Uma aeronave voa com PM 190°e MMG 030. Qual a marcação relativa?

A - 030
B - 160
C - 200
D - 220


3 - Uma aeronave afasta-se de uma estação NDB, num QDR 130. O piloto é orientado a afastar-se pelo QDR 100 e para isso deve:

A - curvar a direita para a PM 070° e esperar a MR 150°
B - curvar a direita para a PM 100°e esperar a MR 150°
C - curvar a direita para a PM 100°e esperar a MR 210°
D - curvar a direita para a PM 070°e esperar a MR 210°


4 - Uma aeronave voa sobre um meridiano corrigindo a ação do vento que imprime uma deriva sobre a aeronave de 6° para a esquerda e mantem a asa direita apontada para o RV 270°, assim sua PV é de:

A - 360°
B - 006°
C - 354°
D - 276°


5 - Sendo dados: temperatura do ar -20°C, número mach .72, a TAS será de:

A - 480 kt
B - 446 km/h
C - 446 kt
D - 725 km/h


6 - São dados: PM 270° e MR 270°, com isso conclui-se que a MMG e a LPM serão, respectivamente de:

A - 360 - 180
B - 090 - 270
C - 180 - 360
D - 270 - 090


7 - Uma aeronave está na RDL 090 com PM 110°, estando o OBS ajustado para a RDL 090-FROM. As leituras no indicador TO-FROM e no CDI, serão de:

A - TO - direita
B - FROM - esquerda
C - FROM - centrado
D - FROM - esquerda


8 - Numa aproximação ILS, o piloto tem as seguintes indicações do instrumento de bordo: barra vertical deflexionada para a direita e barra horizontal deflexionada para baixo. O piloto deverá voar para a:

A - curvar a esquerda e aumentar a razão de descida
B - curvar a esquerda e diminuir a razão de descida
C - curvar a direita e aumentar a razão de descida
D - curvar a direita e diminur a razão de descida


9 - O ADF é um receptor que serve para sintonizar estações de:

A - VOR
B - NDB
C - ILS
D - DME


10 - Uma aeronave mantendo PM 030° determinou um fixo rádio com duas estações. A estação A um NDB e a estação B um VOR. Qual das situações abaixo podem confirmar tal posição?

A - QDR 300 de A e RDL 120 de B
B - MR 240° de A e RDL 090 de B
C - MR 150° de A e RDL 150 de B
D - qualquer uma das situações confirmam o fixo


11 - Qual o consumo horário de uma aeronave que consumiu 4000 Kg de conbustivel em 00:32?

A - 2140 Kg/h
B - 4500 Kg/h
C - 6200 Kg/h
D - 7500 Kg/h


12 - Uma aeronave voa de São Paulo para Florianópolis no RM 223° e deseja obter o través de Curitiba, que está a direita de sua rota. Usando o VOR como deverá estar ajustado o OBS?

A - 043°
B - 130°
C - 223°
D - 313°


13 - Numa aproximação ILS as indicações do instrumento de bordo são: barra vertical deflexionada para a esquerda e barra horizontal deflexionada para baixo. O piloto deverá voar para a:

A - direita e para cima
B - direita e para baixo
C - esquerda e para cima
D - esquerda e para baixo


14 - Numa aproximação ILS, o piloto tem as seguintes indicações do instrumento de bordo: barra vertical deflexionada para a esquerda e barra horizontal deflexionada para cima. O piloto deverá voar para a:

A - curvar a esquerda e aumentar a razão de descida
B - curvar a esquerda e diminuir a razão de descida
C - curvar a direita e aumentar a razão de descida
D - curvar a direita e diminur a razão de descida


15 - O piloto de uma aeronave, para obter um fixo de posição de um VOR a direita de sua rota, ajustou o OBS para a RDL que passa pelo fixo e obteve as indicações FROM - ESQUERDA em seu VOR. Portanto a aeronave:

A - ainda não passou pelo fixo
B - já passou pelo fixo
C - está sobre o fixo
D - jamais passará o fixo


16 - Numa aproximação ILS, o piloto tem as seguintes indicações do instrumento de bordo: barra vertical deflexionada para a esquerda e barra horizontal deflexionada para baixo. O piloto deverá voar para a:

A - curvar a esquerda e aumentar a razão de descida
B - curvar a esquerda e diminuir a razão de descida
C - curvar a direita e aumentar a razão de descida
D - curvar a direita e diminur a razão de descida


17 - São dados: elevação do aeroporto 2500 pés, FL a voar 280, TAS de subida 320 Kt, R/S 1500 Ft/min, vento na subida 110°/20Kt, RM 250°, DMG 20°W. Qual a distância de subida?

A - 90 NM
B - 94 NM
C - 101 NM
D - 113 NM


18 - Uma aeronave está na RDL 090 com PM 110°, estando o OBS ajustado para a RDL 060-FROM. As leituras no indicador TO-FROM e no CDI, serão de:

A - TO - direita
B - TO - esquerda
C - FROM - direita
D - FROM - esquerda


19 - Uma aeronave com PM 300° obtem uma MR de 330°. Qual o QDM que está cruzando?

A - QDM 240°
B - QDM 270°
C - QDM 330°
D - QDM 300°


20 - Nos procedimentos IFR, as aeronaves são categorizadas pelo (a):

A - Esteira de turbulência
B - Pela Velocidade
C - Pela Razão de descida
D - Envergadura


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