Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 07 de Dezembro de 2025
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Navegação Aérea - PC/PLA

1 - Uma aeronave voa com altitude pressão 18000 pés com temperatura ISA+7°C e altitude indicada 17500 pés. A altitude verdadeira será de:

A - 5378 m
B - 5387 m
C - 5407 m
D - 5487 m


2 - Sabe-se que uma aeronave aproxima-se de um VOR no RM 220°, onde irá se ajustar numa órbita não padrão, cujo rumo de aproximação é 270°. O setor de aproximação e a entrada a executar serão, respectivamente:

A - 1- paralela
B - 2 - deslocada
C - 3 - direta
D - 4 - vertical


3 - uma aeronave foi abastecida com 1852 quilos de combustivel, esse peso em libras representa:

A - 4074 libras
B - 409,2 libras
C - 841 libras
D - 1852 libras


4 - Uma aeronave com PM 300° obtem uma MR de 330°. Para interceptar o QDM 220, o piloto deverá:

A - curvar a direita para a PM 320° e esperar a MR 080°
B - curvar a direita para a PM 320° e esperar a MR 360°
C - curvar a esquerda para a PM 190° e esperar a MR 280°
D - mantar a PM 300° e esperar a MR 280°


5 - Com relação as ondas de rádio, a distância compreendida entre duas cristas consecutivas de um ciclo, denomina-se:

A - difração
B - frequencia
C - refração
D - comprimento de onda


6 - Uma aeronave aproxima-se de um NDB pelo QDM 060, utilizando um RMI. Após o bloqueio as indicações do instrumento serão: indice.

A - 060 - ponteiro 180°
B - 060 - ponteiro 240°
C - 240 - ponteiro 180°
D - 240 - ponteiro 360°


7 - Uma aeronave será abastecida com 45000 Kg de combustivel. Pede-se informar a densidade do combustivel, sabvendo-se que este peso corresponde a uma quantidade de combustivel de 57000 litros.

A - 0,59 L/Kg
B - 0,79 L/Kg
C - 1,0 L/Kg
D - 1,26 L/Kg


8 - Numa aproximação ILS, o piloto tem as seguintes indicações do instrumento de bordo: barra vertical deflexionada para a esquerda e barra horizontal deflexionada para baixo. O piloto deverá voar para a:

A - curvar a esquerda e aumentar a razão de descida
B - curvar a esquerda e diminuir a razão de descida
C - curvar a direita e aumentar a razão de descida
D - curvar a direita e diminur a razão de descida


9 - Numa aproximação ILS, o piloto tem as seguintes indicações do instrumento de bordo: barra vertical deflexionada para a direita e barra horizontal deflexionada para cima. O piloto deverá voar para a:

A - curvar a esquerda e aumentar a razão de descida
B - curvar a esquerda e diminuir a razão de descida
C - curvar a direita e aumentar a razão de descida
D - curvar a direita e diminur a razão de descida


10 - Sabe-se que uma aeronave aproxima-se de um NDB no no QDM 335, onde irá se ajustar numa órbita padrão, cujo rumo de aproximação é 045°. O tipo de entrada a realizar é:

A - direta ou deslocada
B - paralela ou deslocada
C - direta ou paralela
D - qualquer uma


11 - Numa carta IDC ou SID uma linha tracejada representa um(a):

A - linha isogônica
B - segmento de aproximação perdida
C - trajetoria com referência visual
D - linha de radial ou marcação magnética


12 - São dados: PM 270° e MR 270°, com isso conclui-se que a MMG e a LPM serão, respectivamente de:

A - 360 - 180
B - 090 - 270
C - 180 - 360
D - 270 - 090


13 - Uma aeronave voa com PM 190°e MMG 030. Qual a marcação relativa?

A - 030
B - 160
C - 200
D - 220


14 - Quanto aos tipos de procedimentos IFR, qual alternativa abaixo NÃO está correta?

A - Procedimento de Saída IFR
B - Procedimento de Chegada IFR
C - Procedimento de Partida IFR
D - Procedimento de Aproximação IFR


15 - O VOR é um equipamento eletrônico de auxilio a navegaçãop que opera na faixa de frequencias de:

A - 200 a 400 KHz - LF e MF
B - 101.1 a 111.9 MHz - VHF
C - 108.0 a 117.95 MHz - VHF
D - 329.1 a 334.8 MHz - UHF


16 - Uma aeronave está no QDM 280 com PM 320°. A DMG local é de 20°W. A MR é de:

A - 260°
B - 280°
C - 300°
D - 320°


17 - Uma aeronave aproxima-se de uma estação NDB, com uma MMG de 100°. Após o bloqueio da estação a aeronave estará no:

A - QDM 100
B - QDR 100
C - QDM 280
D - QDR 280


18 - GLIDE SLOPE é um transmissor do ILS que fornece ao piloto:

A - rumo da pista
B - altitude em relação a pista
C - trajetoria de planeio
D - altitude pressão em relação a pista


19 - O piloto de uma aeronave, para obter um fixo de posição de um VOR a esquerda de sua rota, ajustou o OBS para a RDL que passa pelo fixo e obteve as indicações FROM - DIREITA. Portanto a acft:

A - já passou pelo fixo
B - está sobre o fixo
C - jamais passará pelo fixo
D - ainda não passou pelo fixo


20 - Nos procedimentos IFR, as aeronaves são categorizadas pelo (a):

A - Esteira de turbulência
B - Pela Velocidade
C - Pela Razão de descida
D - Envergadura


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos