Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 27 de Abril de 2025
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Navegação Aérea - PC/PLA

1 - uma aeronave foi abastecida com 1852 quilos de combustivel, esse peso em libras representa:

A - 4074 libras
B - 409,2 libras
C - 841 libras
D - 1852 libras


2 - O Procedimento de aproximação RNAV (GNSS), sem o ILS, deve ser considerado:

A - Um procedimento de precisão
B - Um procedimento de não-precisão
C - Um procedimento de saída IFR
D - Não é um procedimento IFR


3 - O piloto de uma aeronave, para obter um fixo de posição de um VOR a direita de sua rota, ajustou o OBS para a RDL que passa pelo fixo e obteve as indicações FROM - ESQUERDA em seu VOR. Portanto a aeronave:

A - ainda não passou pelo fixo
B - já passou pelo fixo
C - está sobre o fixo
D - jamais passará o fixo


4 - A Marcação Magnética é formada por:

A - PV e MR
B - RM e MR
C - PM e MR
D - PB e MR


5 - Uma aeronave está na RDL 090 com PM 110°, estando o OBS ajustado para a RDL 060-FROM. As leituras no indicador TO-FROM e no CDI, serão de:

A - TO - direita
B - TO - esquerda
C - FROM - direita
D - FROM - esquerda


6 - Numa aproximação ILS as indicações do instrumento de bordo são: barra vertical deflexionada para a esquerda e barra horizontal deflexionada para baixo. O piloto deverá voar para a:

A - direita e para cima
B - direita e para baixo
C - esquerda e para cima
D - esquerda e para baixo


7 - Um avião mantem PM 030° e obtem MR 270° de uma estação NDB. Qual o QDM para a referida estação?

A - 060
B - 120
C - 240
D - 300


8 - Uma aeronave percorreu 185 NM em 49 minutos, mantendo PB 050° e VA 240 Kt.Sabendo-se que o RM era de 038° e a DMG 05°W , qual o vento encontrado?

A - 304° / 52 Kt
B - 115° / 51 Kt
C - 175° / 16Kt
D - 344° / 32 Kt


9 - Sabe-se que uma aeronave aproxima-se de um NDB no no QDM 335, onde irá se ajustar numa órbita padrão, cujo rumo de aproximação é 045°. O tipo de entrada a realizar é:

A - direta ou deslocada
B - paralela ou deslocada
C - direta ou paralela
D - qualquer uma


10 - Uma aeronave está mantendo a RDL 020° e pretende aproximar-se da estação pela mesma radial. O OBS deverá estar ajustado para:

A - 020° TO
B - 180° TO
C - 020° FROM
D - 200° TO


11 - Uma aeronave voa com PM 190°e MMG 030. Qual a marcação relativa?

A - 030
B - 160
C - 200
D - 220


12 - Uma aeronave está mantendo a RDL 200° e pretende aproximar-se da estação pela mesma radial. O OBS deverá estar ajustado para:

A - 240° TO
B - 180° TO
C - 020° TO
D - 060° TO


13 - Uma aeronave com PM 130° e MR 360°, se aproxima de uma estação NDB com indicação QDM....... Após o bloqueio o QDR SERÁ ....?

A - 130 - 130
B - 130 - 310
C - 310- 130
D - 310 - 310


14 - Sabe-se que uma aeronave aproxima-se de um VOR no RM 220°, onde irá se ajustar numa órbita não padrão, cujo rumo de aproximação é 270°. O setor de aproximação e a entrada a executar serão, respectivamente:

A - 1- paralela
B - 2 - deslocada
C - 3 - direta
D - 4 - vertical


15 - Sabe-se que uma aeronave aproxima-se de um VOR no RM 020°, onde irá se ajustar numa órbita não padrão, cujo rumo de aproximação é 270°. O setor de aproximação e a entrada a executar serão, respectivamente:

A - 1- paralela
B - 2 - deslocada
C - 3 - direta
D - 4 - vertical


16 - São dados: PM 090° e MR 270°, com isso conclui-se que a MMG e a LPM serão, respectivamente de:

A - 360 - 180
B - 090 - 270
C - 180 - 360
D - 270 - 090


17 - Uma aeronave afasta-se de uma estação NDB, num QDR de 290°. O piloto é orientado a afastar-se pelo QDR 320 e para isso deve:

A - curvar a direita para a PM 320° e esperar a MR 150°
B - curvar a direita para a PM 350°e esperar a MR 150°
C - curvar a direita para a PM 320°e esperar a MR 210°
D - curvar a direita para a PM 350°e esperar a MR 210°


18 - O procedimento de aproximação perdida tem início no(a):

A - IAF
B - IF
C - FAF
D - MAPt


19 - Numa aproximação ILS as indicações do instrumento de bordo são: barra vertical deflexionada para a esquerda e barra horizontal deflexionada para cima. O piloto deverá voar para a:

A - direita e para cima
B - direita e para baixo
C - esquerda e para cima
D - esquerda e para baixo


20 - São dados: PM 180° e MR 270°, com isso conclui-se que a MMG e a LPM serão, respectivamente de:

A - 360 - 180
B - 090 - 270
C - 180 - 360
D - 270 - 090


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos