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Campo Grande, 07 de Dezembro de 2025
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Piloto Privado-Helicóptero (teórico) - Conhecimentos Técnicos - PPH- PCH

1 - Nos testes de magneto, antes de cada vôo, espera-se uma queda de rpm quando o motor operar com um único magneto. Isto ocorre porque:

A - com um magneto metade dos cilindros não funciona
B - todas as velas passam a receber alimentação de um único magneto
C - em apenas uma das velas de cada cilindro haverá ignição
D - os magnetos passaram a operar sem corrente da bateria


2 - O compresso de um sistema de superalimentação comprime o ar pelo processo de:

A - redução de temperatura
B - aumento do volume
C - redução do volume
D - aumento da temperatura


3 - O comando cíclico é ligado ao prato fixo através de:

A - 2 chifres
B - 3 chifres
C - 1chifre
D - mola helicoidal


4 - Com relação ao 2º tempo podemos afirmar que

A - o curso é descendente
B - ocorre a 2ª fase - combustão
C - as válvulas estão fechadas
D - o eixo de manivelas inicia a 2ª volta


5 - A forma aerodinâmica de uma fuselagem monocoque é dada por:

A - longarinas
B - nervuras
C - estais
D - cavernas


6 - A liga de alumínio é normalmente utilizada na construção da estrutura das aeronaves, por ser:

A - pesada e flexível
B - leve e resistente
C - compacta e flexível
D - leve e anti-magnética


7 - Em um ciclo real, as válvulas de admissão e escapamento são reguladas para fecharem:

A - nos pontos mortos
B - antes dos pontos mortos
C - avançadas
D - atrasadas


8 - Para que um helicóptero possa ter condições de ser pilotado, ele precisa ser:

A - estaticamente estável e dinamicamente instável
B - estaticamente estável e dinamicamente estável
C - estaticamente indiferente e dinamicamente estável
D - estaticamente instável e dinamicamente estável


9 - Denomina-se pontos mortos as posições:

A - onde o pistão pára
B - extremas atingidas pelo pistão em seu movimento
C - extremas atingidas pelo pistão em curso descendente
D - que o pistão atinge quando o motor pára


10 - O carburador de injeção não possui:

A - tubo de Venturi
B - estilete e bóia
C - giglê
D - borboleta


11 - O balanceamento das superfícies de controle devem ser verificados após:

A - alinhamento
B - reparo ou pintura
C - ajuste dos batentes
D - ajuste da tensão dos cabos


12 - Os componentes de um motor convencional, que permitem a abertura dos cilindros, denominam-se:

A - anéis
B - bielas
C - pistões
D - válvulas


13 - A qualidade de um motor aeronáutico, referente as horas de operações entre duas revisões consecutivas é denominada:

A - durabilidade
B - rusticidade
C - facilidade de manutenção
D - compacidade


14 - Identifique abaixo os tipos de rotores utilizados nos helicópteros:

A - articulado e rígido
B - semi-rígido e articulado
C - rígido, semi-rígido e articulado
D - rígido, convencional e articulado


15 - Para se obter valores maiores de voltagem induzida é necessário aumentar:

A - a quantidade de fios dentro do campo magnético
B - a quantidade de linhas de força do imã
C - a velocidade com que o fio corta as linhas de campo
D - todos os itens anteriores


16 - Levando-se em consideração que a proa do helicóptero está a 360º e o giro do rotor é anti-horário, no deslocamento lateral para a direita, o menor ângulo de ataque acontece ............., o maior batimento para baixo acontece ................ o maior batimento para cima acontece .............. e o maior ângulo de ataque acontece.........................

A - 90º; 180º; 270º; 360º
B - 180º; 270º; 90º; 360º
C - 360º; 270º; 90º; 180º
D - 180º; 90º; 270º; 360º


17 - Quando o volume de um gás diminui, pela Lei de Boyle e Mariotte, a:

A - pressão diminui
B - temperatura diminui
C - pressão aumenta
D - temperatura aumenta


18 - Os pontos mortos são:

A - posições extremas do pistão em seu movimento
B - pontos onde o pistão não fornece potência
C - os pontos mais baixos atingidos pelo pistão
D - instantes em que as válvulas estão fechadas


19 - Carga do disco é:

A - a relação entre a área total do disco do rotor dividida pelo peso bruto do helicóptero
B - a relação entre o peso bruto do helicóptero dividido pela área total do disco do rotor
C - é o mesmo que carga da bateria, só que medida na carga do disco
D - carga do disco é o torque que ele é animado quando há excesso de potência


20 - As referências para regulagem dos avanços e atrasos das válvulas são tiradas em relação

A - a trajetória circular descrita pelo eixo de comando de válvulas
B - a trajetória circular descrita pelo moente do eixo de manivelas
C - ao movimento linear do pistão
D - ao movimento circular do pistão


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