Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil
(67) 3321-2301 - contato@flycompany.com.br
  • A fly Company comprova o maior indice de aprovacão na ANAC

  • Teste teus conhecimentos, faça os simulados da Fly Company antes da prova da ANAC.

Campo Grande, 26 de Abril de 2024
Área Restrita Login: Senha:
Galeria de Imagens

Instrutor de Voo - Avião - Teórico (INVAT 001 B) Presencial - INVA

1 - Na utilização de recursos audiovisuais, a preocupação de relacioná-lo com o tema do assunto seguem o princípio da:

A - validade
B - adequabilidade
C - simplicidade
D - oportunidade


2 - Quais são fatores relevantes nas relações interpessoais :

A - Atitude humana, Interação social
B - Atitude de instrutor, Interação social
C - Atitude humana, Interação familiar
D - Atitude humana, Interação psicológica


3 - Ajuda de instrução utilizada para pequenas grupos, ideal para o briefing da instrução aérea:

A - Projetor de slides
B - Retroprojetor
C - Modelo
D - Flanelógrafo


4 - O SICONFAC assegura as condições necessárias à operação e ao desenvolvimento das atividades de aviação civil, de forma ordenada, eficiente e econômica. Os órgãos que compõe o sistema são:

A - DAC e SRPV
B - DIRENG e INFRAERO
C - “A” e “B” estão corretas
D - DAC, DECEA e INFRAERO


5 - A técnica de ensino mais tradicional e mais utilizada na instrução aérea é:

A - técnica do ditado
B - técnica do trabalho em grupo
C - técnica da demonstração
D - técnica expositiva


6 - Oinstrutor Durão na sua avaliação atribuia grau baixo.Constatou-se que era um exímio piloto.O erro cometido é:

A - lógico
B - halo
C - padrão
D - tendência central


7 - A coordenação e a orientação normativa, para o funcionamento do Sistema de Aviação Civil é responsabilidade do (a):

A - ANAC
B - GER
C - DEPV
D - COMAR


8 - Se for comprovado em processo administrativo ou em exame de saúde, que o titular de uma licença não possui idoneidade profissional ou não está capacitado para as funções especificadas, a autoridade aeronáutica poderá:

A - Cassar a respectiva licença
B - Suspender as prerrogativas da licença por até 180 dias
C - Recolher os Certificados até que cesse sua validade
D - Cassar qualquer dos certificados


9 - Ajuda de instrução utilizada para pequenos grupos, ideal para o brifim da instrução aérea:

A - Projetor de slides
B - Retroprojetor
C - Modelo
D - Flanelógrafo


10 - A comunicação é uma necessidade,onde a medida que a sociedade evolui,ela se faz ainda mais necessária,principalmente no conteudo da atividade aérea.Para isto é importante que a seleção de dados objetiva na counicação.Assinale então,a afirmativa incorreta:

A - "fato" é algo percebido e conhecido que transmitido,dentro de um processo,tem-se com verdadeiro e objetivo
B - sentenças que não dizem sobre declarações objetivas e sim subjetivas,salientando o sentido conotativa,são chamadas de "julgamento"
C - de forma clara e objetivo o "boato" se faz presentes em situações de muitos comentários,mas que nao dão sentido ambiguo à elas
D - "suposição" nada mais é que uma antecipação de acontecimentos que poderão ou não serem confirmado,posteriormente


11 - Um instrutor foi encarregado de preparar uma exposição oral a respeito de uma atividade de instrução, pelas normas aprendidas no curso de INVA, inevitavelmente ele:

A - dispensou a elaboração dos objetivos
B - preparou apoio para cada idéia principal
C - utilizou um estilo de discurso na sua exposição
D - dividiu a exposição em introdução, ajudas e desenvolvimento


12 - A ajuda de instrução, utilizada para pequenos grupos, ideal para o briefing da instrução aérea, é o:

A - modelo
B - flanelografo
C - retroprojetor
D - projetor de slides


13 - Toda aeronave proveniente do exterior fará:

A - Somente o primeiro pouso em aeroporto internacional
B - O primeiro pouso e a última decolagem em aeroporto internacional
C - Somente a última decolagem em aeroporto internacional
D - Todos os pousos intermediários em aeroportos internacionais


14 - São componentes do Poder Aeroespacial Brasileiro:

A - A Força Aérea e a Aviação Civil
B - A infra-estrutura aeronáutica e a indústria aeroespacial
C - O complexo científico-tecnológico
D - Todas as anteriores


15 - A fase de preparação para o voo é caracterizada quando:

A - o aluno sente segurança para o voo
B - o aluno sente segurança para a instrução
C - o aluno adquire auto afirmação no pré-voo
D - após o voo o aluno realiza o voo mentalmente


16 - O tato, paladar, olfato, visão e audição têm as seguintes porcentagens da comunicações total, respectivamente:

A - 6,6,9,88,13
B - 3,3,6,13,75
C - 6,3,3,13,75
D - 6,3,3,75,13


17 - As elaborações de regras e procedimentos de Tráfego Aéreo, dentre outras, são atribuições do (a):

A - DIRENG
B - COMAR
C - DECEA
D - TASA


18 - Ilusão de Largura de Pista. Assinale a Correta:

A - Pista mais estreita transmite a sensação de menor velocidade;
B - Pista mais larga causa a ilusão de estar mais próximo da pista
C - Pista mais Escura – sensação de menor altura.
D - Pista molhada – induz o aluno a arredondar mais alto.


19 - A comunicação é uma necessidade, onde a medida que a sociedade evolui ela se faz ainda mais necessária, principalmente no conteúdo de atividade aérea. Para isto é importante que a seleção de dados seja objetiva na comunicação. Assinale então, a afirmativa incorreta:

A - FATO é algo percebido e conhecido que transmitido, dentro de um processo, tem-se como verdadeiro e objetivo
B - Sentenças que não dizem sobre declarações, objetivas e sim subjetivas, salientando o sentido conotativo, são chamadas de JULGAMENTO
C - De forma clara e objetiva, o BOATO se faz presente em situações de muitos comentários, mas que não dão sentido ambíguo a elas
D - SUPOSIÇÃO nada mais é, que uma antecipação de acontecimentos que poderão ou não ser confirmados, posteriormente


20 - Dimunição da acuidade visual, ataques de riso, morosidade nos reflexos e raciocínio lento, são sintomas de:

A - hiperventilação
B - aeroembolia
C - vertigem
D - hipoxia


Busca no Site


Área do Aluno


1693
Fly Company Centro de Instrução da Aviação Civil FlyCompany Todos os direitos reservados.
Rua 15 de Novembro, 1.010 - Centro CEP 79002-141 - Campo Grande MS
55 (67) 3321-2301 / 9263-8340 / 8178-9083 / 9997-8341 / contato@flycompany.com.br
Home - Sobre a Fly Company - Cursos - Simuladores de Vôo - Galeria de Fotos - Notícias - Artigos - Fórum - Meteorologia - Contato - Depoimentos - Cadastre-se - Colunistas - Galeria de fotos