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Campo Grande, 27 de Abril de 2025
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Piloto Privado-Helicóptero (teórico) - Principios de Voo PPH - PCH

1 - Aumentando-se a inclinação na curva o fator carga:

A - diminuirá
B - aumentará
C - permanecerá o mesmo
D - não há relação


2 - Em um helicóptero em vôo de auto-rotação o efeito de torque produzido pelo motor é:

A - aumentado
B - nulo
C - diminuído a um valor mínimo
D - o mesmo que em vôo normal


3 - Se ocorrer uma parada do motor em vôo, em um helicóptero cujo sentido de rotação do rotor principal seja anti-horário, o piloto deve:

A - centrar os pedais
B - aplicar o pedal esquerdo
C - baixar o coletivo se voando em altitude
D - manter o coletivo em neutro se voando em altitude


4 - No vôo pairado de um helicóptero o disco de rotor fica em posição:

A - inclinado para trás, devido a força do vento relativo
B - inclinado para frente, para compensar a dissimetria de sustentação
C - que depende da densidade altitude
D - que depende da direção do vento


5 - Uma chapa plana perpendicular á direção do evento relativo tem maior resistência ao avanço que uma forma aerodinâmica de igual área frontal, porque:

A - o impacto do ar na chapa é maior
B - o ecoamento do ar é mais turbulento atrás da chapa formando uma sucção
C - o afilamento na parte frontal corta melhor o ar
D - na verdade, a chapa plana possui menor resistência ao avanço


6 - Devido a precessão giroscópica, após o ponto de aplicação de uma força, uma reação manifestar-se-à. Identifique abaixo a quantos graus do ponto de aplicação ocorrerá tal fenômeno:

A - 45 graus
B - 90 graus
C - 180 graus
D - 360 graus


7 - Em auto-rotação o rotor gira:

A - livremente sem produzir sustentação
B - livremente, continuando a produzir sustentação
C - no sentido inverso de rotação
D - livremente com ar de cima para baixo


8 - Como ocorre o batimento das pás em um vôo à frente?

A - alto a 180° e baixo a 90°
B - baixo a 360° e alto a 180°
C - alto a 360° e baixo a 180°
D - baixo a 90° e alto a 270°


9 - O ângulo que é determinado pela posição dos controles cíclico e coletivo, com o rotor parado é:

A - ataque
B - passo
C - incidência
D - descida


10 - Num aerofólio uma força que tem a mesma direção e sentido que o vento relativo é denominada:

A - arrasto
B - sustentação
C - tração
D - resultante aerodinâmica


11 - Quando o piloto verificar que a pressão de admissão e a rpm estão baixas deverá:

A - abrir a manete
B - suspender o coletivo
C - fechar a manete
D - baixar o coletivo


12 - Os dispositivos, normalmente construídos de aço, que tem a finalidade de fixar as pás aos punhos, impedindo o movimento das mesmas em torno do eixo vertical, são chamados de:

A - garras ou punhos
B - servos hidráulicos
C - braço de arrasto
D - pinos de fixação das pás


13 - Desde que a variação do passo aumente com a velocidade para frente, a pá que recua operará com maior ângulo de:

A - incidência
B - estol
C - ataque, a alta velocidade
D - sustentação


14 - A força de sustentação num helicóptero depende somente de:

A - Ângulo de ataque, densidade do ar e velocidadede deslocamento
B - coeficiente de sustentação área da pá e velocidade
C - ângulo de ataque, formato do aerofólio, área da pá, densidade do ar e velocidade do ar na pá
D - coeficiente de sustentação, densidade do ar, área na pá, pressão, temperatura e velocidade do ar na pá


15 - O aerofólio mais utilizado nos rotores dos helicópteros é do tipo:

A - assimétrico
B - simétrico
C - bi-côncavo
D - plano-côncavo


16 - A região da pá do rotor principal, que quase não produz arrasto e não colabora para a sustentação, é chamada de região

A - de arrasto da pá
B - da raiz da pá
C - auto-rotativa
D - da ponta


17 - Os pedais de comando no helicóptero controlam o(a):

A - RPM do rotor de cauda
B - RPM do rotor principal
C - passo das pás do rotor de cauda
D - torque do rotor principal


18 - No momento em que o ângulo de ataque da pá aumenta coletivamente, no rotor principal, consideramos o movimento:

A - instável
B - estável
C - indiferente
D - anormal


19 - Em uma decolagem, com proa de 270°, tínhamos um vento muito forte de través direito. Qual seria o nosso procedimento correto?

A - inclinariamos o rotor principal na direção do vento
B - manteríamos a proa com os pedais
C - aproaríamos o vento imediatamente
D - alternativas "a" e "b" estão corretas


20 - O rotor de cauda - ou anti-torque - tem por finalidade primária produzir ou permitir:

A - curvas a direita
B - curvas a esquerda
C - empuxo na direção oposta ao torque desenvolvido pelo rotor principal
D - empuxo na mesma direção do torque desenvolvido pelo rotor principal


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