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Campo Grande, 26 de Abril de 2024
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Piloto Privado-Helicóptero (teórico) - Principios de Voo PPH - PCH

1 - O quanto maior o alongamento de uma pá, teremos:

A - mais sustentação e menos arrasto
B - menos sustentação e menos arrasto
C - menos sustentação e mais arrasto
D - mais sustentação e mais arrasto


2 - Defina-se espessura de um aerofólio como sendo:

A - o desvio entre a linhamédia e a corda do perfil
B - o ponto em que a curvatura atinge seu máximo
C - a distância entre a corda e pontos do intradoroso e extradorso
D - a maior distância entre a cambra superior e a cambra inferior


3 - A principal função de guardar (proteção) do rotor de cauda é:

A - amortecer o pouso do helicóptero em terrenos irregulares
B - proteger o rotor de cauda contra choques no solo, nos pousos
C - permitir comando de pedal, suave e preciso
D - facilitar a mudança de ângulo das pás do rotor de cauda


4 - O alongamento de uma pá é:

A - a maior distância entre o dordo de ataque e o bordo de fuga
B - a maior distância entre a cambra superior e a inferior
C - a razão entre sua envergadura e a corda
D - a razão entre a área total das pás e a área do disco do rotor


5 - Num helicóptero equipado com motor convencional, o palito nota que a RPM do rotor está baixa e a pressão de admissão alta. Que comando deverá aplicar para corrigir a situação?

A - abrir manete
B - baixar coletivo
C - fechar manete
D - suspender coletivo


6 - Nos helicópteros, pilotos podem notar uma vibração de alta frequência:

A - no cíclico
B - na manete
C - nos pedais
D - no coletivo


7 - O batimento excessivo das pás do rotor de cauda que pode ocorrer num vôo pairado com vento cruzado acarreta uma vibração normal no helicóptero. Tal vibração é de frequência:

A - baixa
B - intermediária
C - alta
D - extremamente baixa


8 - O peso básico de um helicóptero é igual ao:

A - peso vaxio mais carga útil
B - peso bruto menos o peso do óleo
C - peso do piloto, bagagem, gasolina e óleo
D - peso vazio mais o peso do óleo


9 - O controle vertical do helicóptero - altitude - é conseguido pelo comando:

A - dos pedais
B - da manete de mistura
C - coletivo
D - cíclico


10 - O movimento de rolamento é feito em torno do eixo:

A - lateral
B - vertical
C - transversal
D - longitudinal


11 - O efeito de cone é produzido nas pás do rotor principal por duas forças denominadas:

A - sustentação e centrífuga
B - arrasto e centrípeta
C - centrípeta e centrífuga
D - sustentação e peso


12 - A flutuação ocorre a uma altura de aproximadamente:

A - um e meoi diâmetro do disco do rotor
B - um diâmetro do disco do rotor
C - meio diâmetro do disco do rotor
D - um quarto do diâmetro do disco do rotor


13 - Uma vibração vertical (galope) num helicóptero, geralmente ocorre em virtude de:

A - desbalanceamento do rotor principal
B - pás do rotor principal fora do tracking
C - rotor de cauda com pás de pesos diferentes
D - peças ou componentes soltos ou quebrados


14 - A força resultante de todas as componentes paralelas ao deslocamento da aeronave denomina-se:

A - peso
B - tração
C - sustentação
D - arrasto


15 - Ângulo crítico é ângulo de ataque, com o qual se obtém:

A - CL mínimo
B - CL máximo
C - sustentação nula
D - sustentação máxima


16 - A embreagem no helicóptero permite que o:

A - rotor principal seja acionado sem o rotor de cauda
B - rotor principalseja acionado sem os seus acessórios
C - motor seja acionado sem estar acoplado ao rotor principal
D - motor seja acionado sem estar acoplado ao rotor de cauda


17 - A força de sustentação num helicóptero depende somente de:

A - Ângulo de ataque, densidade do ar e velocidadede deslocamento
B - coeficiente de sustentação área da pá e velocidade
C - ângulo de ataque, formato do aerofólio, área da pá, densidade do ar e velocidade do ar na pá
D - coeficiente de sustentação, densidade do ar, área na pá, pressão, temperatura e velocidade do ar na pá


18 - O efeito da dissimetria de sustentação não se manifesta no vôo:

A - lateral
B - pairado
C - para trás
D - para frente


19 - A força centrífuga na pá de um rotor é aumentada com:

A - maior RPM
B - menor RPM
C - mais peso no helicóptero
D - maior sustentação


20 - Durante uma auto-rotação, no momento do arredondamento (flare), quando o rotor é inclinado para trás, o ângulo de ataque de todas as pás é aumentado. Nesse momento a tendência da RPM do rotor é:

A - aumentar
B - diminuir
C - se manter constante
D - se tornar zero


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