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Campo Grande, 13 de Junho de 2025
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Piloto Privado-Helicóptero (teórico) - Principios de Voo PPH - PCH

1 - O aumento do peso bruto do helicóptero:

A - aumenta a razão de subida
B - aumenta o ângulo de subida
C - diminui a razão de subida
D - diminui a velocidade planeio


2 - Consideramos a Datun Line coincidente com o mastro, calcule o CG de um helicóptero com os seguintes dados: Peso Básico = 1.800 Lb ..... braços = 8" Gasolina = 240 Lb ..... braços = 3" Pilotos = 310 Lb ..... braços =-31"

A - 3.18
B - 10.52
C - 2.34
D - 3.18


3 - O Efeito de Coriolis provoca, nas pás do rotor principal, o movimento de:

A - batimento
B - avanço e recuo
C - mudança de passo
D - mudança de cíclico


4 - O alongamento de uma pá é:

A - a maior distância entre o dordo de ataque e o bordo de fuga
B - a maior distância entre a cambra superior e a inferior
C - a razão entre sua envergadura e a corda
D - a razão entre a área total das pás e a área do disco do rotor


5 - Nas descidas (verticais ou com grande ângulo) com potência, o ar empurrado para baixo é o mesmo que sobre pelos lados do rotor. Isso pode ocasionar o:

A - estol de potência
B - efeito de compressibilidade
C - estol de turbilhonamento
D - anel de vorticidade


6 - Num helicóptero pesando 2.000 lbf, executando uma curva nivelada de 60°, qual será o peso suportado pelo rotor principal? cos de 60°=0,5

A - 1.000 lbf
B - 2.000 lbf
C - 4.000 lbf
D - 10.000 lbf


7 - A pressão dinâmica depende de:

A - peso do fluído e velocidade de escoamento
B - densidade do fluído e velocidade de escoamento
C - força com a qual o ar se choca num anteparo
D - volume de ar e temperatura


8 - Nos helicópteros convencionais o ventilador, além de refrigerar os cilindros do motor, pode refrigerar também:

A - radiador de óleo do motor
B - fluído hidráulico do sistema
C - transmissão principal
D - rotor principal e de cauda


9 - O tipo de aerofólio mais utilizado em helicóptero é o simétrico. Entre eles, qual é o mais utilizado?

A - NACA-051230 (05 de simétrico, 12 de razão de fineza a 30% da corda média)
B - NACA-120030 (12 de simétrico, 00 de razão de fineza a 30% da corda média)
C - CANA-001230 (00 de simétrico, 12 de razão de fineza a 30% da corda média)
D - NACA-0012 (00 de simétrico, 12 de razão de fineza a 30% da corda média)


10 - A estrutura que é de fácil inspeção e oferece menor resistência aos efeitos dos ventos laterais e menor arrasto de fuselagem é a:

A - moocoque
B - semi-monocoque
C - tubular
D - helicoidal


11 - Aumentando-se a inclinação na curva o fator carga:

A - diminuirá
B - aumentará
C - permanecerá o mesmo
D - não há relação


12 - Em um vôo à frente, qual a pá que tem o maior ângulo de ataque?

A - 360°
B - 090°
C - 180°
D - 270°


13 - Ao ser comandado o arranque de partida do motor de um helicóptero (motor a pistão), o ponteiro do contagiros que indica as rotações do rotor não acusa rotação porque:

A - o sistema de embreagem ainda está desacoplado
B - o sistema de embreagem está defeituoso
C - o contagiros está com defeito
D - o gerador do contagiros está deslligado


14 - Os rotores mais sujeitos ao Efeito de Coriolis são os do tipo:

A - articulado
B - semi-rígido
C - rígido
D - semi-articulado


15 - A resistência ao avanço induzida é produzida pelo:

A - avanço do perfil
B - turbilhonamentona na ponta da pá
C - atrito com o ar
D - formato do perfil


16 - No estol de pá ocorre uma inversão de fluxo de ar na pá do rotor que está recuando. Em que região da pá isso ocorre?

A - ponta
B - raiz da pá
C - intermediária
D - região de estol negativo


17 - Após 30° de curso da manete de aceleração do motor, esta age conjugada com:

A - pedais de comando
B - comando coletivo
C - comando cíclico
D - cíclico e coletivo


18 - O quanto maior o alongamento de uma pá, teremos:

A - mais sustentação e menos arrasto
B - menos sustentação e menos arrasto
C - menos sustentação e mais arrasto
D - mais sustentação e mais arrasto


19 - Se durante um vôo normal houver uma falha do motor , o piloto deve imediatamente colocar o coletivo para:

A - trás
B - frente
C - máximo
D - mínimo


20 - O giródino é um tipo de helicóptero caracterizado por ter:

A - o rotor de controle do torque á frente do rotor principal
B - dois rotores principais em tandem
C - dois rotores co-axiais e não ter rotor de cauda
D - dois rotores de cauda, um de cada lado


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