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Campo Grande, 07 de Dezembro de 2025
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Piloto Privado-Helicóptero (teórico) - Principios de Voo PPH - PCH

1 - As condições meteorológicas ideais para um máximo rendimento de um aerofólio são:

A - ar frio e úmido
B - ar frio e seco
C - ar quente e seco
D - ar quente e úmido


2 - O efeito aerodinâmico que permite um aumento do teto nos helicópteros, quando em vôo pairado, é denominado:

A - auto-rotação
B - sustentação de deslocamento
C - efeito de solo
D - dissimetria de sustentação


3 - O efeito da dissimetria de sustentação se manifesta:

A - somente no rotor principal
B - somente no rotor de cauda
C - nos rotores principal e de cauda
D - somente em vôo pairado


4 - A linha imaginária que une o bordo de ataque ao de fuga, é:

A - corda
B - corda média aerodinâmica
C - CP
D - CG


5 - A estabilidade estática longitudinal é aquela que os helicópteros apresentam em torno do eixo:

A - longitudinal
B - vertical
C - lateral
D - de rotação


6 - No vôo pairado de um helicóptero o disco de rotor fica em posição:

A - inclinado para trás, devido a força do vento relativo
B - inclinado para frente, para compensar a dissimetria de sustentação
C - que depende da densidade altitude
D - que depende da direção do vento


7 - Os dispositivos, normalmente construídos de aço, que tem a finalidade de fixar as pás aos punhos, impedindo o movimento das mesmas em torno do eixo vertical, são chamados de:

A - garras ou punhos
B - servos hidráulicos
C - braço de arrasto
D - pinos de fixação das pás


8 - Os parafusos de cisalhamento se rompem para proteger a transmissão principal quando:

A - o rotor de cauda colidir com o solo ou obstáculo
B - o rotor principal se chocar com algum obstáculo
C - houver uma parada brusca do motor e o rotor não desacoplar de imediato
D - qualquer das alternativas anteriores


9 - O efeito de compressibilidade nos helicópteros limita:

A - a velocidade
B - a razão de subida
C - o vôo planado
D - a autonomia


10 - Nos vôos pairados (sem deslocamento linear) o rotor do helicóptero produz uma força para cima e o ar é empurrado para baixo. Esse ar ao encontrar a fuselagem produz um arrasto para baixo, conhecido como:

A - arrasto parasita
B - arrasto induzido
C - arrasto do perfil
D - arrasto de fuselagem


11 - Um automóvel trafega a 80 Km/h. Se o vento soprar no sentindo contrário a 20 Km/h, qual será a velocidade do automóvel em relação ao ar?

A - 60 Km/h
B - 100 Km/h
C - 80 Km/h
D - 82,4 Km/h


12 - Supondo-se que as pás de um helicóptero estejam desbalanceados, tal helicóptero apresentará uma vibração:

A - lateral
B - vertical
C - ascendente
D - descendente


13 - O ângulo formado entre a corda e o plano de rotação do rotor é:

A - incidência
B - passo
C - ataque
D - descida


14 - O rotor de cauda gira em relação ao rotor principal com velocidade

A - maior
B - menor
C - igual
D - que varia em função docoletivo


15 - Um rotor que executa os movimentos de batimento, avanço e recuo e mudança de passo individualmente das pás é do tipo:

A - rígido
B - semi-rígido
C - articulado
D - multi-pás


16 - Toda aeronave possui três eixos, em torno dos quais executa seus movimentos; o ponto de cruzamento destes eixos é denominado centro:

A - de pressão
B - referencial
C - de gravidade
D - aerodinâmico


17 - Em vôo, a uma determinada altitude, os únicos fatores variáveis na equação de resistência ao avanço são:

A - área plana equivalente, velocidade e densidade do ar
B - coeficiente de resistência ao avanço e velocidade
C - área total do aerofólio, densidade absoluta e arrasto
D - ângulo de atitude, formato do aerofólio e ângulo de incidência


18 - O estol ocorre quando:

A - a pressão deixa de aumentar na cambra inferior das pás
B - o turbilhonamento na cambra superior faz com que a sustentação diminua rapidamente
C - a pressão na cambra superior torna-se igual à da cambra inferior
D - a velocidade do vento relativo cai a zero, anulando a sustentação


19 - Nos vôos pairados o torque do rotor principal é máximo; isso exige do piloto uma maior aplicação do pedal. O rotor de cauda nesta situação pode consumir, em média, qual potência do motor?

A - 10%
B - 20%
C - 30%
D - nenhuma; são independentes


20 - A relação entre na sustentação e a resistência ao avanço de um perfil de aerofólio chama-se

A - coeficiente de sustentação
B - eficácia do perfil
C - sustentação do perfil
D - ângulo crítico


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