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Campo Grande, 27 de Abril de 2025
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Piloto Privado - Avião - Teórico (PPAT 001) Presencial - Navegação Aérea - PP

1 - Voando no meridiano 180º proa norte, o lado o lado de longitudes “W” da terra está á sua:

A - Esquerda
B - Em cima
C - Direita
D - Em baixo


2 - Voando no hemisfério norte, de 20º02´N para 10º30´N, na longitude de 063º E, a direção será:

A - Norte
B - Leste
C - Sul
D - Oeste


3 - Uma aeronave voa no FL 160 com temperatura –28°C, onde a altitude QNH é de 15700 pés.qual a altitude verdadeira?

A - 15000 pés
B - 16000 pés
C - 16200 pés
D - 15500 pés


4 - A distância de 327 NM, medida sobre um meridiano a partir do Equador, no hemisfério norte, corresponde ao paralelo:

A - 05°27´S
B - 05°27´N
C - 03°27´S
D - 05°27´W


5 - Dados: PB: 200°, DMG: 20°W, desvio de bússola: 05°E, A PV e PM serão, respectivamente:

A - 175° / 195°
B - 175° / 215°
C - 205° / 225°
D - 185° / 205°


6 - O semi-círculo máximo de início de contagem das longitudes é o:

A - equador
B - meridiano 180°
C - círculo menor
D - Greenwich


7 - O meridiano que está oposto 180° ao meridiano de Greenwich, chama-se:

A - Datun-line
B - paralelos de latitudes
C - meridianos de longitudes
D - meridiano de Greenwich


8 - A finalidade do líquido, dentro da câmara de uma bússola magnética, é:

A - amortecer as oscilações do cartão graduado, auxiliar sua flutuação e lubrificar o pivot.
B - Neutralizar a inclinação magnética, acima de 60° de latitude.
C - Manter úmido o cartão graduado, evitando reflexos luminosos.
D - Pode ser usado como um horizonte artificial, na falta deste.


9 - Em uma projeção estereográfica, as linhas de projeção tem origem no:

A - ponto oposto ao ponto de tangência
B - infinito
C - centro da Terra
D - ponto de tangência


10 - Dados: PV: 200°, VA: 150 KT, DV/VV: 120°/25 KT, O ângulo de correção de deriva será:

A - 09° negativos
B - 09° positivos
C - 24° negativos
D - 24° positivos


11 - Considerando a proa da aeronave, a VS será menor quando o vento soprar de:

A - 090°
B - 180°
C - 270°
D - 360°


12 - O vento informado pelo metar, quando a sua direção é em relação ao:

A - NV
B - cabeceira da pista
C - NM
D - DMG


13 - O sistema de iluminação, localizado em ambos os lados da RWY, que mostra ao piloto a sua faixa de planeio, recebe a seguinte abreviatura:

A - ALS
B - ILS
C - AVAS
D - VASIS


14 - Dados: o ponto A está situado na coordenada geográfica 24°00´S – 040°20´W e o ponto B está na coordenada 10°35´S – 070°30´W, calcule a longitude média entre os pontos:

A - 015°05´W
B - 030°10´W
C - 055°25´W
D - 085°35´W


15 - Um piloto formado na Fly Company se depara com uma simples questão como esta. Dados: PB 200°, DMG 20°E, DB 05°W. Pede-se a PV e PM respectivamente.

A - 215° - 195°
B - 175° - 215°
C - 205° - 200°
D - 195° - 255°


16 - O círculo máximo que divide a Terra em dois hemisférios, cujo plano passa pelo centro da terra e é perpendicular ao seu eixo, chama-se:

A - círculo menor
B - paralelo
C - meridiano
D - equador


17 - Uma aeronave foi abastecida com 1852 quilos de combustível, esse peso em libras representa:

A - 4074 lbs
B - 409.2 lbs
C - 841 lbs
D - 1850 lbs


18 - A projeção, cuja gratícula apresenta os meridianos como linhas retas e convergentes e os paralelos como linhas curvas e concêntricas, chama-se:

A - mercator
B - mercator polar
C - lambert
D - cilíndrica oblíqua


19 - A diferença de latitude entre dois pontos é o (a):

A - Arco de paralelo entre dois meridianos.
B - Diferença angular entre dois meridianos.
C - O ângulo entre dois meridianos, obtido pelo menor arco de paralelo que os liga.
D - Diferença angular entre dois paralelos.


20 - O complemento da latitude, chama-se:

A - longitude
B - co- latitude
C - longitude média
D - Latitude de polo elevado


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