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Embora muitas pessoas não conheçam ou não lhe atribuam o devido valor, o CTM (Controle Técnico de Manutenção) é um setor muito importante em uma empresa de táxi aéreo e oficina de manutenção de aeronaves, pois é responsável por todos os registros das manutenções executadas.

Além do registro dessas manutenções, preventivas ou não, o departamento também é responsável por cuidar das inspeções programadas e das diretrizes que afetam os serviços direcionados às aeronaves. Estes devem ser cumpridos dentro de prazos estabelecidos por diversos motivos, que vão desde a programação dos serviços e locação de profissionais dentro da empresa, reunião de material para possível investigação posterior, até a questões de segurança dos usuários da aeronave.

Obrigações do CTM:

 

1.     Manter todas as informações com relação à empresa: a programação de atividades de manutenção conforme os Programas de Manutenção em vigor, a disponibilidade de horas e as necessidades para o cumprimento de toda a programação;

2.     Emitir as Ordens de Serviço para a execução de atividades de manutenção e acompanhar o andamento das mesmas até o seu encerramento e arquivamento;

3.     Auditar periodicamente os mapas de controle das aeronaves com base no Programa de Manutenção dos Fabricantes para assegurar o cumprimento correto por parte da Empresa;

4.     Contatar diariamente as Bases de Manutenção e as tripulações das aeronaves operando fora de base, para coletar as informações relativas às operações e manutenções executadas de forma a garantir a atualização das informações;

5.     Emitir e enviar relatórios mensais e trimestrais para atendimento à legislação da ANAC;

6.     Gerar, mensalmente, relatório periódico de vencimentos e enviá-los ao Coordenador de CTM para que o mesmo faça a análise e encaminhamento dos documentos às áreas envolvidas no processo, neste caso, Suprimentos e Manutenção;

7.     Organizar todos os documentos e históricos das aeronaves em arquivos, de modo a compor o acervo individual de informações da mesma, conforme requisitos da ANAC;

8.     Preparar a documentação para a realização das Vistorias Técnicas de Aeronaves junto à ANAC para emissão dos respectivos Certificados de Aeronavegabilidade;

9.     Atestar a Inspeção Anual de Manutenção e/ou Relatório de Condição de Aeronavegabilidade para garantir a aeronavegabilidade das aeronaves da frota.

Ser responsável pelo perfeito funcionamento de uma aeronave não é um trabalho simples, como muitas pessoas pensam. É necessário que o profissional da área tenha muito cuidado e atenção, mas como em toda profissão, isso pode se tornar prazeroso se exercido com empenho e dedicação.

 

Arildo
Mecânico Inspetor de Manutenção de Aeronaves



 

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