Embora muitas pessoas não conheçam ou não lhe atribuam o devido valor, o
CTM (Controle Técnico de Manutenção) é um setor muito importante em uma empresa
de táxi aéreo e oficina de manutenção de aeronaves, pois é responsável por
todos os registros das manutenções executadas. Além do registro dessas manutenções, preventivas ou não, o departamento
também é responsável por cuidar das inspeções programadas e das diretrizes que
afetam os serviços direcionados às aeronaves. Estes devem ser cumpridos dentro
de prazos estabelecidos por diversos motivos, que vão desde a programação dos
serviços e locação de profissionais dentro da empresa, reunião de material para
possível investigação posterior, até a questões de segurança dos usuários da
aeronave. Obrigações do CTM: 1. Manter todas as
informações com relação à empresa: a programação de atividades de manutenção
conforme os Programas de Manutenção em vigor, a disponibilidade de horas e as
necessidades para o cumprimento de toda a programação; 2. Emitir as Ordens de
Serviço para a execução de atividades de manutenção e acompanhar o andamento
das mesmas até o seu encerramento e arquivamento; 3. Auditar
periodicamente os mapas de controle das aeronaves com base no Programa de
Manutenção dos Fabricantes para assegurar o cumprimento correto por parte da
Empresa; 4. Contatar
diariamente as Bases de Manutenção e as tripulações das aeronaves operando fora
de base, para coletar as informações relativas às operações e manutenções
executadas de forma a garantir a atualização das informações; 5. Emitir e enviar
relatórios mensais e trimestrais para atendimento à legislação da ANAC; 6. Gerar, mensalmente,
relatório periódico de vencimentos e enviá-los ao Coordenador de CTM para que o
mesmo faça a análise e encaminhamento dos documentos às áreas envolvidas no
processo, neste caso, Suprimentos e Manutenção; 7. Organizar todos os
documentos e históricos das aeronaves em arquivos, de modo a compor o acervo
individual de informações da mesma, conforme requisitos da ANAC; 8. Preparar a documentação
para a realização das Vistorias Técnicas de Aeronaves junto à ANAC para emissão
dos respectivos Certificados de Aeronavegabilidade; 9. Atestar a Inspeção
Anual de Manutenção e/ou Relatório de Condição de Aeronavegabilidade para
garantir a aeronavegabilidade das aeronaves da frota. Ser responsável pelo perfeito funcionamento de uma aeronave não é um
trabalho simples, como muitas pessoas pensam. É necessário que o profissional
da área tenha muito cuidado e atenção, mas como em toda profissão, isso pode se
tornar prazeroso se exercido com empenho e dedicação.
Mecânico Inspetor de Manutenção de Aeronaves
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